Para muitos, a transição da engenharia para o mundo empresarial pode parecer uma mudança radical, mas, para Abdel Camará, foi a oportunidade de transformar desafios em oportunidades de crescimento. Em conversa com a Forbes África Lusófona, o guineense partilhou detalhes da sua jornada inspiradora, desde os primeiros passos na sua carreira à fundação de duas empresas de sucesso.
A sua história começou com o desejo de mais. Depois de se formar em Engenharia Mecânica no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e iniciar carreira numa empresa de tecnologia de energias renováveis, o jovem engenheiro sentiu o chamado para alcançar novos patamares.
“O meu sonho era atingir uma posição de topo numa multinacional. Por isso, comecei a investigar quais as competências necessárias para alcançar esse patamar. Descobri que um gestor de topo deveria possuir, entre outras, competências em liderança, finanças e comércio, especialmente em vendas”, começou por narrar.
Num momento crucial da sua carreira, o também mentor de negócios avaliou as suas competências transferíveis. Com uma notável capacidade de liderança, desenvolvida durante a sua formação no Instituto Militar dos Pupilos do Exército, onde liderou mais de 200 pessoas, percebeu que lhe faltavam conhecimentos em finanças e vendas. Decidiu então dar um passo corajoso: mudar-se para o sector de vendas.
Ingressou na Mercedes-Benz Comercial, parte da Daimler em Portugal, uma marca que sempre admirou, onde foi exactamente colocado na área de vendas. Contudo, essa experiência foi breve, terminando com o seu despedimento após menos de dois anos. Foi um período desafiador, mas Abdel estava determinado a não desistir.
A oportunidade surgiu quando decidiu emigrar para o Reino Unido, onde residiam a sua mãe e os seus irmãos. Conseguindo emprego no Norte de Inglaterra, num segmento mais luxuoso que o da Mercedes, comprometeu-se a aprender tudo sobre vendas, adotando o hábito de estudar todas as manhãs das 05h00 às 07h00. Este esforço valeu a pena. Tornou-se no melhor vendedor da empresa em apenas ano e meio. O feito levou-o a reflectir sobre o que faria se fosse dono da empresa onde trabalhava. “Se esta empresa fosse minha, o que faria de diferente para crescer ainda mais a nível internacional? Questionava-me.” A busca por resposta a essa questão marcou a viragem da sua vida.
De empregado a empregador
Percebendo que muitas outras empresas poderiam beneficiar da sua experiência, decidiu mudar de rumo. Fundou a sua própria empresa de consultoria, oferecendo formação a equipas de vendas em empresas do Reino Unido com facturação superior a 1 milhão de libras.
Em 2015, Camará criou a Aliz Consulting. Tudo começou quando o empresário e o seu primo, Wilson Barros, decidiram criar uma consultora para empresas nos PALOP – países africanos de língua oficial portuguesa. No entanto, devido a compromissos profissionais e distância geográfica, a parceria acabou por ser dissolvida. “Decidi então continuar com a empresa em 2018, desta vez no Reino Unido”, conta.
Em 2020, impulsionado pela pandemia de covid-19, o guineense fez nascer a Aliz Media UK, para colmatar uma grande necessidade no mercado global. A empresa surgiu para ajudar outras, bem como empreendedores, na transição para o digital, maximizando a sua presença online e tornando as suas marcas mais reconhecidas.
Apesar dos obstáculos, Abdel iniciou as suas empresas com um capital baixo. Investiu apenas cerca de 1 350 libras, sendo que o maior investimento foi de capital humano. Hoje, no global, o empresário tem um volume de negócio mensal avaliado em 557 mil euros, com a Aliz Media UK a facturar 45 mil euros, e a Aliz Consulting, 95 mil euros.
“Recursos como tempo, energia e dedicação são muito mais preciosos que dinheiro. Todos os negócios que inicio e ensino empreendedores a iniciar requerem muito pouco ou quase nenhum capital inicial. Uma estratégia muito focada nos resultados e nas vendas, além de validar o negócio, proporciona encaixe financeiro”, explica.
Os maiores desafios enfrentados pelo empreendedor não foram apenas profissionais, mas também de percepção. “Muito do que se diz acerca de iniciar negócios não passava de mitos”, sublinha, indicando que a “chave para o sucesso” passa por “oferecer produtos ou serviços que resolvem um problema, pessoas dispostas a resolvê-lo e pagamento”.
“O meu sonho era atingir uma posição de topo numa multinacional. Por isso, comecei a inves- tigar quais as competências necessárias para alcançar esse patamar.”
O empresário clarifica que as duas empresas que possui são distintas, mas ambas representam uma mudança disruptiva nas suas áreas de actuação. A Aliz Consulting é uma empresa de consultoria, coaching e formação, focada em liderança, vendas, finanças pessoais e comunicação para líderes, gestores e suas equipas, enquanto a Aliz Media é uma agência de marketing digital que tem como objectivo ajudar empreendedores a ampliar a sua presença online e fortalecer as suas marcas no mundo digital.
Segundo refere, gerir duas empresas distintas requer uma gestão cuidadosa do tempo e da equipa. Para Abdel Camará, o segredo está em permitir que cada membro da equipa contribua com as suas habilidades únicas.
Um exemplo é a transformação de uma empresa de fabrico de equipamentos tecnológicos em Portugal. Após a intervenção da Aliz Consulting, garante, “a empresa registou um aumento de 35% nas vendas, além de melhorias significativas na liderança e na cultura organizacional”. O sucesso, diz, é medido pela satisfação dos clientes internos e externos, bem como pelo crescimento com rentabilidade.
Para o empreendedor, gerar valor e servir com qualidade são princípios fundamentais. Espírito de equipa e velocidade na execução são valores transmitidos através de metodologias específicas, onde o foco está no desenvolvimento de soft skills e na orientação para resultados.
O engenheiro mecânico refere, por outro lado, que o marketing digital está em constante evolução e identifica três tendências-chave: inteligência artificial e automação, sustentabilidade e ética, e conteúdos visuais. Para as empresas que desejam crescer, aconselha uma abordagem integrada que inclua posicionamento da marca, estratégias omnicanal e uma experiência excepcional do cliente.
A aposta nos PALOP
O empresário diz ver grande potencial no mercado dos PALOP, afirmando estar comprometido em contribuir para o seu desenvolvimento. “Já estamos a entrar em alguns países dos PALOP, como é o caso de Cabo Verde, Guiné-Bissau e Angola, através de parceiros locais. Esperamos que consigamos ter sucesso. O terreno é fértil para levar o nosso negócio”, considera.
Com raízes na Guiné-Bissau, Abdel Camará vê aquele país lusófono africano como um terreno fértil para investimentos em formação, coaching e consultoria. “A Guiné-Bissau carece de uma série de skills, pelo que não tenho dúvidas de que é um mercado muito fértil para se apostar no coaching e na consultoria. Isso tornará o mercado ainda mais competitivo e atractivo para mais investimento estrangeiro. A Aliz Consulting tem essa missão. No entanto, tudo isso será mais fácil com uma estabilidade duradoura que espero, enquanto filho da Guiné-Bissau, que se continue a trabalhar nesse sentido”, augura.
Com vários funcionários e cinco parceiros estratégicos, o empresário guineense que brilha na Inglaterra destaca o papel fundamental da sua equipa e das parcerias na concretização dos seus objectivos empresariais.
O outro lado de Abdel Camará
Abdel alcançou reconhecimento internacional com o seu livro, O Poder das Vendas – As habilidades essenciais para ser um vendedor de sucesso, uma obra que se tornou referência para aspirantes a profissionais de vendas em toda a comunidade lusófona.
Editado em colaboração com especialistas de renome na área, o livro não só oferece valiosas estratégias, mas também insights práticos sobre como elevar o desempenho na arte da negociação.
Além da sua contribuição literária, Camará fundou a The Priceless Academy of Knowledge, uma plataforma educativa online que já conta com mais de 3 500 alunos e mentorados em todo o mundo lusófono. A sua visão de educação acessível e de qualidade tem gerado impacto na formação de profissionais em diversos sectores.
Mas o seu empenho não se limita à academia. Ele desempenha papéis-chave em organismos internacionais, como a Confederação Empresarial da CPLP, onde foi nomeado vice-presidente da comissão executiva. Além disso, ocupa a posição de secretário da Mesa da Assembleia da Lusofonia Digital e é curador do capítulo nacional da Guiné-Bissau para a LD, demonstrando o seu compromisso com o desenvolvimento económico e tecnológico na região.
No campo da análise comportamental, Abdel é um parceiro de negócios e formador da ferramenta Clarity 4D, uma contribuição valiosa para o entendimento e desenvolvimento de equipas de alto desempenho.