Academia Portuguesa de Cinema revela 5 pré-finalistas para os Óscares 2026

A Academia Portuguesa de Cinema (APC) anunciou, na última Quinta-feira, 21, os cinco filmes pré-seleccionados para a votação do candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional na 98.ª edição dos Óscares, marcada para 15 de Março de 2026, no Dolby Theatre, em Hollywood. De um total de 24 longas-metragens elegíveis, submetidas por produtoras…
ebenhack/AP
Da escravatura à comédia negra, passando por Cabo Verde e a poesia de Agualusa, a Academia Portuguesa de Cinema revelou os cinco pré-finalistas à corrida pelo Óscar de Melhor Filme Internacional.
Life

A Academia Portuguesa de Cinema (APC) anunciou, na última Quinta-feira, 21, os cinco filmes pré-seleccionados para a votação do candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional na 98.ª edição dos Óscares, marcada para 15 de Março de 2026, no Dolby Theatre, em Hollywood.

De um total de 24 longas-metragens elegíveis, submetidas por produtoras nacionais, o comité de pré-selecção destacou obras que cruzam história, literatura, identidades lusófonas e novas linguagens narrativas.

Segundo a Lusa, foram escolhidos “Banzo”, de Margarida Cardoso, um retrato ficcionado do início do século XX que expõe as relações violentas entre colonos portugueses e negros em trabalho escravo; “Hanami”, estreia em longas-metragens de Denise Fernandes, filmada no Fogo (Cabo Verde), com elenco composto maioritariamente por não-atores locais; “Os Papéis do Inglês”, realizado por Sérgio Graciano a partir de um argumento de José Eduardo Agualusa inspirado na poesia e ficção de Ruy Duarte de Carvalho; “Sobreviventes”, filme póstumo de José Barahona, também com contributo de Agualusa e inspirado no universo literário de “Nação Crioula”; e “Sonhar com Leões”, de Paolo Marinou-Blanco, uma comédia negra sobre morte assistida e a procura de sentido diante da finitude.

O painel responsável pela selecção incluiu nomes de peso do cinema e da crítica como Ana Sofia Fonseca, Fernando Luís, Joana Domingues, Jorge António, Jorge Leitão Ramos, Renata Sancho, Rui Cardoso Martins e Susana Gomes.

O processo segue agora para votação entre todos os membros activos da APC, entre 22 de Agosto e 10 de Setembro. A escolha final do filme que representará Portugal nos Óscares será anunciada em data a definir.

Mais do que uma corrida aos prémios, a lista deste ano reforça a tendência de afirmação internacional do cinema português e lusófono, com obras que dialogam com a memória colonial, a literatura e novas abordagens criativas que procuram ganhar espaço num dos palcos mais competitivos do mundo.

Mais Artigos