A Access Holdings Plc (Access Holdings) anunciou esta Segunda-feira, 18, que a sua filial bancária, The Access Bank UK Limited (Access UK), celebrou um acordo vinculativo para adquirir uma participação maioritária no AfrAsia Bank Limited (AfrAsia Bank), o terceiro maior banco da República das Ilhas Maurícias em termos de activos totais.
Esta transacção, segundo uma nota do banco nigeriano, representa um passo transformacional para o Access UK e para o portfólio bancário global da Access Holdings.
No final do seu exercício fiscal, encerrado a 30 de Junho de 2024, o AfrAsia Bank registou um total de activos superior a 5,7 mil milhões de dólares e um lucro líquido após impostos de 152,4 milhões de dólares.
De acordo com o director-Geral/CEO do Access Bank Plc e CEO do grupo bancário, Roosevelt Ogbonna, esta aquisição marca um momento decisivo na nossa estratégia de crescimento em África, reforçando a nossa posição como instituição financeira pan-africana líder.
“A República das Ilhas Maurícias apresenta um imenso potencial como centro financeiro internacional e, através do AfrAsia Bank, estamos entusiasmados por desbloquear novas oportunidades para impulsionar o comércio, apoiar as empresas e promover a inclusão económica em toda a região, enquanto continuamos a nossa missão de ser o Banco Africano Mais Respeitado do Mundo”, disse.
Já o director-Geral do Access Bank UK, Jamie Simmonds, fez saber que com um balanço sólido e uma marca bem estabelecida nas Ilhas Maurícias, o AfrAsia Bank oferece uma plataforma sustentável para crescer e alcançar uma rentabilidade a longo prazo.
“Este negócio está alinhado com a nossa estratégia de diversificação e preparação para o futuro, além de permitir oferecer soluções personalizadas que facilitem o acesso dos nossos clientes aos mercados globais”, acrescentou.
A República das Ilhas Maurícias, conhecida pelo seu sólido sector de serviços financeiros, que contribui com 13,4% para o Produto Interno Bruto do país, oferece ao Access UK uma base robusta para expandir as suas operações nos segmentos de banca pessoal e empresarial de elevado crescimento.