O partido Acção Democrática independente reivindicou esta manhã a maioria absoluta nas eleições legislativa deste domingo. Numa conferência de imprensa na sede do partido, o presidente do ADI, Patrice Trovoada avançou que esta vitória” não só é uma alegria para nós mas também uma grande responsabilidade. Porque ela traduz a confiança da população na ADI e também na análise que fizemos sobre as zonas mais pobres que reclamam uma solução”.
Segundo Patrice Trovoada o partido conseguiu trinta mandados equivalente a 54,55% dos votos, sendo 8 em Água Grande, 6 em Mé-Zochi, 4 em Cantagalo, 3 em Lobata, 3 em Lembá, 1 em Caué, 3 na ilha do Príncipe. Por isso o partido “agradece aos militantes e a todos os que se juntaram a nós. De referir também que conseguimos 2 deputados na diáspora. Conforme prometido, com uma maioria absoluta assumirei as funções de primeiro-ministro e chefe do próximo governo”, avançou Patrice Trovoada
Em relação à não divulgação até ao momento dos dados provisórios pela Comissão Eleitoral Nacional, o presidente do ADI disse que “os dados da CEN não irão deferir muito dos nossos dados. Temos observadores internacionais a acompanharem todo o processo, nosso pessoal e esperemos que tudo termine bem para continuarmos a dar exemplo de democracia”
O líder do partido ADI durante a conferência de imprensa deixou claro que estava à espera de um resultado mais significativo e que o partido também se saiu bem na ilha do Príncipe, uma vez que apoiou o UMPP.
Ectylsa Santos Bastos