O novo livro do escritor guineense, Adulai Silá, intitulado “Deih”, a quinta peça de teatro do autor, foi apresentado há dias em Bissau, a capital da Guiné-Bissau.
“[O livro] é sobre valores morais, sociais em decadência e a recuperação de valores tradicionais de amizade e fraternidade que fazem muita falta na nossa sociedade”, disse à Lusa o autor da obra que será distribuída gratuitamente nas escolas, bibliotecas e centros culturais do país.
Adulai Silá afirma que os valores não deixaram de existir, mas ganharam outros nomes, como “corrupção, aldrabice, desfalque, e isso tem que acabar e a sociedade tem de assumir o desafio de regenerar”.
Para isso, segundo o autor, é necessário mudar a cadeia de valores, os padrões de tolerância, reforçando que a pedra base é a educação. “Não é por decretos e medidas administrativas que se resolvem essas situações. É educando que as pessoas aceitam voluntariamente e assumem novos valores”, disse o escritor guineense.
A peça “Deih”, feita com base na amizade de duas jovens que desafiam o status-quo, estreou em Março no centro cultural franco-guineense, em Bissau, e foi produzida com o apoio da embaixada de França na Guiné-Bissau.