A AngoCasa, principal plataforma de imobiliário em Angola, e a RE/MAX (Grupo Valor/Portugal), maior rede imobiliária do mundo, uniram forças para oferecer um suporte abrangente aos angolanos residentes em Angola que desejam adentrar o mercado imobiliário em Portugal.
Fruto desta colaboração, a AngoCasa, com recurso aos seus parceiros da RE/MAX sediados em Portugal e especialistas no mercado imobiliário português, oferece gratuitamente apoio em todos os passos do processo de compra ou arrendamento de imóveis em Portugal.
“A coordenação do projecto em Portugal está a cargo de Miguel Martins, agente da RE/MAX (Grupo Valor/Portugal), e ex-diretor da AngoCasa”, lê-se num comunicado enviado à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA.
A nota explica que o apoio inclui desde auxílio na selecção do imóvel ideal, com recurso a estudos de mercado especializados, a apoio jurídico, identificação das melhores opções de crédito habitação e até posterior venda ou arrendamento, caso seja esse o objectivo do investimento, alertando que os serviços prestados não compreendem qualquer custo adicional para os investidores.
De acordo com as características pretendidas, zona, orçamento e tipo de investimento, é prestado apoio profissional na selecção dos imóveis que melhor se adequam ao que procura.
Porque o mais importante é encontrar o imóvel ideal, todos os imóveis disponíveis no mercado imobiliário português são analisados (através de plataformas especializadas), não apenas os pertencentes à rede RE/MAX Portugal, acrescenta a nota.
Quanto ao apoio jurídico profissional e especializado, a compra ou arrendamento de um imóvel em território estrangeiro, de acordo com o comunicado enviado à FORBES, envolve complexidades legais e regulatórias. Para orientar os investidores em todas as questões legais, garantindo que todas as transações estejam em conformidade com a legislação portuguesa, é oferecido apoio jurídico profissional e especializado – em direito imobiliário em Portugal – proporcionando segurança e tranquilidade durante todo o processo.
Frequentemente, o financiamento é uma parte crucial do processo de investimento imobiliário. Como tal, a parceria prevê a disponibilização dos serviços de um intermediário de crédito certificado (pelo Banco de Portugal), que compara as condições (taxas de juros, termos e condições) oferecidas por todos os bancos, e identifica as opções de crédito mais vantajosas.
Para garantir uma tomada de decisão estratégica, com base em dados concretos e objectivos, são providenciados os melhores e mais detalhados estudos de mercado disponíveis em Portugal, garantem as instituições no documento. “De realçar que os estudos são personalizados, isto é, realizados em função das necessidades e questões de cada investidor”, frisa.
Qual o real valor de mercado de um determinado imóvel, qual é a sua expectável renda, qual é o preço médio do m² numa determinada zona, são algumas das muitas questões às quais os estudos de mercado dão respostas concretas.
“Se o imóvel for comprado no âmbito de ser posteriormente colocado no mercado de arrendamento, também é providenciado apoio em todo o processo, auxiliando a maximizar o retorno do investimento. Desde determinar a renda mais adequada, a colocar placas no imóvel, criar um anúncio online (com recurso a fotógrafos profissionais), divulgar o imóvel numa vasta rede de contactos e canais de comunicação (incluindo revistas e sites, nomeadamente estrangeiros), realizar visitas, seleccionar o cliente mais qualificado, celebrar o contrato de arrendamento e, finalmente, entregar as chaves, trata-se de tudo”, diz a nota.
Além de contribuir para o reforço dos laços comerciais bilaterais entre Portugal e Angola, lê-se no comunicado, a parceria entre a AngoCasa e a RE/MAX – agências Valor, Valor2 e Valor Collection – representa um “marco significativo” na facilitação do investimento imobiliário em Portugal para angolanos e residentes em Angola, “com segurança, profissionalismo e idoneidade”.