O Presidente angolano, João Lourenço, destacou, esta Segunda-feira, 25, a importância crescente da parceria entre Angola e os Emirados Árabes Unidos (EAU), consolidada pela assinatura de mais de 40 acordos avaliados em 6,5 mil milhões de dólares. O pacote deverá ter impacto directo na criação de milhares de postos de trabalho, absorvendo sobretudo jovens com diferentes níveis de qualificação.
Na presença de uma delegação dos EAU e de membros do Executivo angolano, o chefe de Estado sublinhou que empresas dos emirados já operam com expressão em Angola, contribuindo para a diversificação e modernização da economia nacional.
“O vosso país emergiu como um dos investidores estrangeiros mais importantes em África, com mais de 100 mil milhões de dólares aplicados no continente desde 2019”, afirmou Lourenço.
O Presidente angolano reforçou que a aposta nesta cooperação se alicerça na confiança mútua e no potencial diversificado dos EAU, que tornam o país árabe um parceiro estratégico para enfrentar os desafios do desenvolvimento. “Estamos a aprofundar uma parceria da qual pretendemos que todos possamos sair a ganhar, acreditando que o balanço desta cooperação apresentará resultados positivos para empreendedores angolanos e dos emirados”, disse.
No seu discurso, João Lourenço enfatizou que a atracção de investimento estrangeiro é parte da estratégia de combate à pobreza e de criação de oportunidades para segmentos vulneráveis da sociedade angolana.
Destacou ainda a importância das infra-estruturas como motor do crescimento económico e anunciou que Luanda acolherá, em Outubro, a III Cimeira de Financiamento do Desenvolvimento de Infra-estruturas em África, organizada pela União Africana.
“Convidamos os Emirados e as suas empresas a participarem activamente, explorando as múltiplas oportunidades em projectos estruturantes que requerem know-how, tecnologia e financiamento”, concluiu.