Angola e o Japão assinaram nesta Terça-feira, 05, em Luanda, o acordo de troca de notas referente ao projecto de Reforço dos Sistemas de Transmissão na Região Sul do país.
A assinatura do novo instrumento jurídico com vista ao incremento dos laços de cooperação bilateral entre os dois países visa expandir a capacidade e resiliência das infraestruturas de transmissão de energia eléctrica nas províncias da Huíla, Namibe, Cuando, Cubango e Cunene.
O objectivo central do projecto, segundo o Governo angolano, reside na promoção do acesso fiável à electricidade, com impacto directo no desenvolvimento económico e social destas regiões, além da contribuição para a sustentabilidade energética do país.
A formalização do acordo foi rubricada pelo ministro das Relações Exteriores de angolano, Téte António e o embaixador do Japão acreditado em Angola, Hiroaki Sano.
Téte António reconheceu a importância do acordo como um passo fundamental que antecede a assinatura formal de outros instrumentos jurídicos no quadro da cooperação bilateral.
No entanto, o governante angolano referiu ainda que esta assinatura ocorre em momento oportuno, na véspera da 9ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD9), a realizar-se em Yokohama, no Japão, entre os dias 20 e 22 de Agosto do presente ano.
“Prevê-se que, à margem da referida conferência, os dois países venham a estabelecer novos compromissos nos diferentes domínios, com vista à dinamização da cooperação bilateral existente”, perspectivou.
A cooperação entre Angola e o Japão tem estado assente numa base de complementaridade com ganhos para ambas as partes, e sobretudo, com a visão de alcançar e reforçar o desenvolvimento económico e social das duas nações.