Angola e Madagáscar fortalecem cooperação em vários sectores

O Presidente angolano, João Lourenço, declarou que Angola está aberta a estreitar relações com Madagáscar nos sectores das minas e petróleos, bem como na agricultura e turismo, áreas em que ambos os países se podem complementar. A declaração foi feita durante o discurso de João Lourenço no âmbito da visita de dois dias do Presidente…
ebenhack/AP
João Lourenço anunciou que Angola está disposta a fortalecer a cooperação com Madagáscar nos sectores das minas, petróleos, agricultura e turismo, durante a visita de Andry Rajoelina.
Líderes

O Presidente angolano, João Lourenço, declarou que Angola está aberta a estreitar relações com Madagáscar nos sectores das minas e petróleos, bem como na agricultura e turismo, áreas em que ambos os países se podem complementar.

A declaração foi feita durante o discurso de João Lourenço no âmbito da visita de dois dias do Presidente de Madagáscar, Andry Rajoelina, que começou com um encontro no Palácio Presidencial em Luanda.

“A República de Madagáscar tem dado passos importantes visando a criação de condições para dar maior visibilidade e relevância aos sectores das minas e dos petróleos, que estão em franco crescimento no vosso país”, sublinhou João Lourenço. O Presidente angolano destacou que Angola tem acumulado conhecimento nestas áreas, fundamentais para a economia nacional.

“Angola está aberta a estreitar as relações com Madagáscar nestes setores, colocando a sua experiência à disposição, para que os malgaxes possam, num curto espaço de tempo, tirar os maiores proveitos dos mesmos”, afirmou Lourenço.

Segundo a Lusa, João Lourenço congratulou-se com a visita de Andry Rajoelina, ocorrendo poucos meses após a sua deslocação a Madagáscar para a tomada de posse do Presidente malgaxe, e frisou que este é um momento para projetar ações de interesse mútuo e “despertar as relações bilaterais que estiveram adormecidas durante as últimas décadas”.

O Presidente angolano enfatizou a necessidade de desenvolver uma “intensa cooperação” em outros domínios, como a agricultura e o turismo, onde os dois países se podem complementar “em termos de transferência mútua de conhecimentos”.

Lourenço destacou ainda a assinatura do novo Acordo Geral de Cooperação, considerando-o fundamental para enquadrar os instrumentos jurídicos recentemente assinados relativos aos setores dos petróleos, das minas e da energia. O acordo inclui a criação da Comissão Mista Bilateral, que passará a analisar regularmente o estado da cooperação entre os dois países.

“Nesta base, lanço um desafio à diplomacia de cada um dos nossos países para que, no mais curto espaço de tempo possível, criem as condições necessárias para a realização da Primeira Sessão da Comissão Bilateral Angola/Madagáscar”, declarou Lourenço.

No seu discurso, João Lourenço abordou também questões relativas à paz e segurança, especialmente em África. Ele recordou que, na noite de terça-feira, foi alcançado em Luanda um cessar-fogo entre as partes em conflito na República Democrática do Congo, após uma reunião ministerial com delegações daquele país e do Ruanda.

Mais Artigos