O Ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) português, João Gomes Cravinho, inicia hoje uma semana de trabalho por África, onde o primeiro destino é Angola. O MNE português preside esta tarde, em Luanda, à III Comissão Mista Intergovernamental Portugal-Angola, cujo objetivo é promover o diálogo sobre a evolução das relações bilaterais e acompanhar a implementação dos instrumentos assinados entre os dois países. Na agenda de João Cravinho está também o reforço dos preparativos da visita oficial do Primeiro-Ministro António Costa a Angola, no próximo mês de junho.
Durante a estadia em Luanda, o ministro João Gomes Cravinho vai reunir-se com o seu homólogo, Téte António, e com o ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, com o mote de antecipar os próximos passos no reforço das relações bilaterais, incluindo no plano económico.
Entre os grandes temas desta visita estão as agendas regional e internacional, a CPLP e a promoção da mobilidade entre os dois países, na qual, participam também os secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros, Francisco André, do Mar, José Maria Costa, da Segurança Social, Gabriel Bastos, e da Agricultura, Gonçalo Rodrigues.
Neste périplo por África, o governante português irá visitar também o Ruanda e a Etiópia. Na deslocação à capital ruandesa, Kigali, o chefe da diplomacia português faz-se acompanhar por uma comitiva empresarial que vão realizar encontros com vários atores públicos e privados do tecido económico ruandês e irão conhecer projetos de empresas portuguesas no país. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, esta visita “pretende dar um novo ímpeto aos laços económicos entre Portugal e o Ruanda, com destaque para os domínios das infraestruturas e da energia”.
O MNE português irá reunir com o homólogo ruandês, Vincent Biruta, na próxima quinta-feira, com quem abordará “as perspetivas de desenvolvimento dos laços bilaterais e trocará impressões sobre questões regionais e internacionais, como a situação na República Centro-Africana, em Moçambique e no Sudão”, refere uma nota enviada às redações. Está previsto a assinatura de alguns instrumentos nos setores da energia, internacionalização e formação diplomática. O chefe da diplomacia portuguesa será ainda recebido em Kigali pelo Primeiro-Ministro, Édouard Ngirente.
A semana de trabalho em África terminará na Etiópia precisamente no Dia Mundial da Língua Portuguesa, a 5 de maio. Na capital Adis Abeba, João Gomes Cravinho vai participar no seminário “A presença da Língua Portuguesa nas organizações internacionais em África”, organizado pelo grupo local de Embaixadores de Estados-Membros da CPLP, com o apoio da Comissão da União Africana. Oradores lusófonos e internacionais vão discutir “os desafios e oportunidades na promoção e afirmação da língua portuguesa na arquitetura multilateral africana e internacional”.