Angola e USAID firmam acordo de convenção de mais de 235 milhões USD

O Ministério da Economia e Planeamento (MEP) de Angola e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) formalizaram nesta Quinta-feira, 18, um acordo de convenção avaliado em mais de 235 milhões de dólares. O acordo foi rubricado pelo ministro angolano da Economia e Planeamento, Victor Hugo Guilherme e pela directora da missão…
ebenhack/AP
Em breve será feita uma sessão pública de apresentação detalhada do conteúdo da convenção, que destaca o compromisso conjunto com o desenvolvimento sustentável e a cooperação entre as nações.
Economia

O Ministério da Economia e Planeamento (MEP) de Angola e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) formalizaram nesta Quinta-feira, 18, um acordo de convenção avaliado em mais de 235 milhões de dólares.

O acordo foi rubricado pelo ministro angolano da Economia e Planeamento, Victor Hugo Guilherme e pela directora da missão da USAID, Leslie Marbury, na sala de Imprensa Carlos Rocha Dilolwa, na sede do Ministério, na presença de directores nacionais do MEP, representantes do Ministério das Relações Exteriores e altos funcionários da USAID.

De acordo com a informação publicada no portal do Governo de Angola, a “Convenção Angola / USAID 2024-2027” delineia três “metas cruciais” para o desenvolvimento.

A primeira, avança, visa acelerar o desenvolvimento do capital humano, com foco em melhorias na saúde e educação para os angolanos em situação de risco. Já segunda centra-se na melhoria do ambiente empresarial para a diversificação económica, fortalecendo a governação e impulsionando o comércio e investimento em setores prioritários, enquanto a terceira destaca a promoção da resiliência do povo e dos sistemas angolanos, com aprimoramentos nos meios de subsistência, ênfase na igualdade de género, abordagem aos desafios da juventude e medidas contra os efeitos das alterações climáticas, bem como a proteção dos recursos naturais.

O acordo, que conta com uma contribuição total da USAID de 235 207 616 de dólares, lê-se na publicação, marca um passo significativo na consolidação das relações económicas entre Angola e os Estados Unidos da América.

Para os próximos tempos, está agendada uma sessão pública de apresentação detalhada do conteúdo da convenção, que destaca o compromisso conjunto com o desenvolvimento sustentável e a cooperação entre as nações.

Mais Artigos