Angola gasta mais de um milhão de dólares por dia com reclusos

O Governo angolano gasta actualmente quase 50 dólares com cada um dos mais de 24.000 reclusos do país, num total de 1,2 milhões de dólares diários, mais 20 dólares face aos últimos cinco anos. Os dados foram avançados nesta Segunda-feira pelo chefe de contratação pública do Ministério do Interior, Nilson Chaves, um dos oradores do…
ebenhack/AP
Chefe de contratação pública do Ministério do Interior explica que este custo inclui alimentação, assistência médica e medicamentosa, vestuário, transporte e água.
Economia

O Governo angolano gasta actualmente quase 50 dólares com cada um dos mais de 24.000 reclusos do país, num total de 1,2 milhões de dólares diários, mais 20 dólares face aos últimos cinco anos.

Os dados foram avançados nesta Segunda-feira pelo chefe de contratação pública do Ministério do Interior, Nilson Chaves, um dos oradores do Seminário sobre “Direito Processual Penal: Medidas Alternativas à Prisão e Reabilitação”, e adiantou que as autoridades prisionais gastam este valor por cada recluso, quando há cinco anos eram gastos entre 20 e 30 dólares.

“Na altura em que estava no sistema penitenciário, há cerca de cinco anos, este gasto estava entre os 20 e 30 dólares, mas com a variação monetária hoje em dia deve estar, sem dúvida, nestes valores”, frisou.

Fonte dos serviços prisionais, adiantou à Lusa que este custo inclui alimentação, assistência médica e medicamentosa, vestuário, transporte e água, já que muitos dos estabelecimentos não têm água da rede.

Mais Artigos