O fundador da Forbes África Lusófona e do Grupo Media Nove, N’Gunu Tiny, considerou esta Terça-feira, 18, em Luanda, que Angola tem dado passos importantes na modernização do financiamento da sua economia.
N’Gunu Tiny discursava na abertura da 2.ª edição do Forbes África Lusófona Annual Summit, onde sublinhou que o novo dinamismo do mercado de capitais constitui um elemento relevante para o Doing Business e para o de-risking do País.
“No entanto, é evidente que ainda há muito por fazer. Precisamos de garantir que o nosso mercado opere, cada vez mais, com um sistema financeiro sofisticado e segmentado, alinhado com as tendências e práticas das principais praças financeiras globais”, precisou.
Segundo apontou, durante a sua intervenção, só assim será possível captar recursos de forma mais eficiente para sectores cruciais, como energia, infra-estruturas, agricultura e tecnologia.

“Foi com este espírito que uma das nossas empresas do Grupo Emerald, organizou, pela primeira vez, a semana Lusófona em Wall Street, que ocorreu no mês passado em Nova Iorque, onde tivemos o privilégio de interagir com os principais bancos, gestoras de activos, seguradoras e universidades de Nova Iorque”, informou.
Angola, salientou, celebra 50 anos de independência e tem trilhado o seu caminho assente na capitalização e consolidação da paz como activo fundamental para um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

“Não é por acaso que a narrativa desta edição da Forbes Annual Summit assenta em duas partes distintas”, disse.
Por outro lado, o fundador da Forbes África Lusófona e do Grupo Media Nove destacou que para muitos, a sustentabilidade é uma opção estratégica, ou até mesmo um elemento de marketing moderno.
“Para nós, porém, a sustentabilidade — e, em particular, a sustentabilidade financeira — não é uma opção para o futuro: é uma responsabilidade. É neste sentido que a Forbes Annual Summit se afirma não apenas como um evento, mas como um ponto de encontro e um espaço de colaboração entre líderes e decisores que dedicam o seu tempo à procura de soluções para os grandes desafios que impactam a nossa sociedade”, indicou.





