A escritora angolana e especialista em imagem e posicionamento de marcas, Marleyh selo, vai lançar no dia 25 de Outubro, na Expo Center Norte, em São Paulo, Brasil, a sua quinta obra literária, intitulada “O Tripé da Marca Pessoal: Segredos poderosos para construir uma marca pessoal única e bem sucedida”.
Trata-se do primeiro livro de marcas pessoais escrito e publicado por uma angolana, prefaciado pelo criador do conceito de “Personal Branding no Brasil” e o mais apaixonado defensor da sua importância, Artur Bender.
Em entrevista à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, Marleyh selo, detalhou que o livro é fruto dos vários elogios que recebeu como palestrante internacional, depois de presidir um tema no Congresso Internacional de Pessoas e Marcas no Brasil.
O livro será lançado na Expo África Brasil, o primeiro e maior evento da América Latina de promoção comercial de empresas multissetoriais dos países africanos
A convite do presidente do instituto LiterAfrica e director executivo da Expo África-Brasil, Joao Canda, Selo vai participar do painel principal do certame, “A África que não lemos”, ao lado da premiada escritora cabo-verdiana, Dina Salústio, da escritora brasileira, Cida Bento, e do autor Marcelo Leal, também brasileiro.
“Pensando que já escrevi sobre a minha abordagem, várias pessoas vieram ter comigo para comprar o livro, onde tirei o trecho da palestra e queriam saber mais a respeito do assunto. O que muitos não sabiam é que o conteúdo foi preparado de forma inédita para o evento”, explicou.
A também primeira e única angolana membro da Associação Internacional dos Consultores de Imagem (AICI) e Associação Portuguesa de Consultores de Imagem e Personal Shoppers (APCIPS) referiu o livro explora o tripé da marca pessoal que lhe permitiu se destacar, conquistar mais clientes e aumentar os seus resultados financeiros.
“Tudo o que eu apliquei e ensino aos meus alunos, mentorados e seguidores compartilhei neste livro. O tripé é a base da construção de uma marca forte, magnética e desejada. Mas, além dele, também discutirei ao longo do livro outros princípios fundamentais que a pessoa precisa conhecer para fortalecer sua presença no mercado”, reforçou.
No entanto, em Angola, o lançamento do livro está previsto para o dia 13 de Novembro, às 17:00, no edifício Kilamba, em Luanda.

Marleyh selo ressaltou que todas as pessoas querem obter resultados expressivos em suas vidas, principalmente aqueles que têm o seu próprio negócio, considerando que uma das principais respostas para conseguir isso é usar uma das “estratégias de marketing mais poderosa”, o posicionamento.
“Ao posicionar a sua marca, você colherá benefícios que vão desde o aumento do reconhecimento no mercado em que actua até à expansão para outras regiões. O número de clientes, tanto pequenos quanto grandes, aumentará gradativamente. Este livro é para quem busca se destacar, ganhar mais visibilidade, atrair mais clientes e, consequentemente, aumentar ou multiplicar os seus lucros”, disse.
Dando atenção a esta necessidade e respondendo os questionamentos que obtive na palestra no Brasil, diz que decidiu escrever este livro como um guia para ajudar a limar parte das necessidades que as marcas têm para estruturar, gerir e se posicionarem adequadamente no mercado.
Actual cenário do marketing pessoal em Angola
Hoje, segundo a escritora graduada em marketing estratégico pela Universidade Independente de Angola (UNIA), especialista em comunicação empresarial e corporativa pela Escola de Negócios Europeia de Barcelona (ENEB) e mestranda em marketing, há muitas marcas pessoais e institucionais preocupadas com maneira como são vistas, consumidas, avaliadas e buscam por melhores posições no lugar mais caro de se hospedar “a mente do cliente”.
“Mas ainda não estamos no nível de procura que gostaríamos. Por isso, tem crescido significativamente a busca por profissionais autónomos que são estrategas de marketing ou especialista em gestão de imagem e comunicação para dar maior atenção e resposta a este aspecto”, acrescentou.
Sem cursos ou especializações próprias em Angola, entende, ainda se busca no estrangeiro formas de adquirir a certificação para trabalhar com sabedoria e adequação aos princípios que a regem, a construção e gestão de uma marca.
“E esta necessidade acaba impulsionando o crescimento de profissionais sem formação e qualificação necessária a trabalharem no mercado ou a busca por profissionais estrangeiros para dar resposta a esta necessidade”, sublinhou.