A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), na qualidade de Concessionária Nacional, e a Azule Energy, através dos fundos do Bloco 18, apresentaram esta semana um grupo de 150 estudantes seleccionados para beneficiar de estágios profissionais e comunitários na edição 2025.
Implementado pela ONG Development Workshop Angola (DW), o programa de estágios conta com um financiamento do sector petrolífero orçado em 450 mil dólares, disponibilizados pela ANPG através do grupo empreiteiro do Bloco 18, operado pela Azule Energy, tendo como parceiros a Sinopec e a Sonangol, no quadro dos projectos de responsabilidade social.
De acordo com uma nota, o programa é destinado a estudantes universitários finalistas das províncias de Luanda, Benguela, Zaire, Uíge, Huambo, Malanje, Cunene e Cuanza Norte, que estejam a frequentar ou tenham frequentado os cursos de medicina, engenharia informática, agronomia, ambiente, arquitectura, urbanismo, gestão do território, economia, sociologia, direito e assistência social.
“Os estágios têm a duração de seis meses e incluem o desenvolvimento de competências de gestão da carreira profissional com base em ferramentas de mentoria e coaching. Incluem ainda o estímulo da criação de autoemprego com base em negócios e práticas regenerativas com foco no empreendedorismo, e o envolvimento dos estagiários em projectos sociais de carácter comunitário permitindo assim a adopção de atitudes e valores importantes para a sociedade”, lê-se no documento.
No entanto, a ANPG diz que o processo de selecção dos 150 candidatos foi conduzido com sucesso e envolveu diversas etapas, desde a submissão de candidaturas à realização de testes escritos e entrevistas.