Apenas 25% da população angolana possui um bom nível de literacia financeira – BNA

Apenas 25% da população angolana possui um bom nível de literacia financeira, segundo a Estratégia Nacional de Inclusão Financeira (ENIF) 2025-2027,  em consulta pública no período de 31 de Março e 30 de Abril de 2025. De acordo com o Banco Nacional de Angola (BNA), o nível de literacia financeira é baixo e a oferta…
ebenhack/AP
De acordo com o Banco Nacional de Angola (BNA), o nível de literacia financeira é baixo e a oferta de serviços financeiros estão concentrados em Luanda.
Economia

Apenas 25% da população angolana possui um bom nível de literacia financeira, segundo a Estratégia Nacional de Inclusão Financeira (ENIF) 2025-2027,  em consulta pública no período de 31 de Março e 30 de Abril de 2025.

De acordo com o Banco Nacional de Angola (BNA), o nível de literacia financeira é baixo e a oferta de serviços financeiros estão concentrados em Luanda.

Os baixos níveis de inclusão financeira são também agravados por “diversos condicionalismos estruturais como os baixos níveis de formalidade económica, a falta de acesso a infra-estruturas básicas (electricidade, telecomunicações, água) e elevados níveis de pobreza”, acrescenta.

Segundo o documento, a inclusão financeira constitui uma prioridade de primeira ordem para o Governo de Angola e a proposta, em consulta pública, é a primeira ferramenta de política em Angola que estabelece as prioridades do país para avançar com a inclusão financeira, somando esforços e compromissos públicos e privados.

“Espera-se que esse compromisso se mantenha até que a visão da ENIF seja alcançada, não devendo ser condicionado por um calendário ou por mudanças políticas”, salienta a Lusa.

A implementação da estratégia será focada nos segmentos definidos como prioritários, nomeadamente, mulheres, população rural, agricultores, trabalhadores informais, adolescentes e jovens.

 

Mais Artigos