ARSEG arrecada 146 mil milhões de kwanzas no 1.º trimestre

A Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) arrecadou, em termos de receitas brutas, cerca de 146 mil milhões de kwanzas, no 1.º trimestre de 2025, informou nesta Terça-feira, 13, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos e Planeamento Estratégico da empresa, César Marcelino. Durante a apresentação das estatísticas trimestrais, César Marcelino…
ebenhack/AP
Director do Gabinete de Estudos e Planeamento Estratégico da empresa, César Marcelino, diz que 70% deste montante, representa quatro ramos do sector nomeadamente, saúde, petroquímica, acidentes e automóvel, dando nota que os dois últimos são seguros obrigatórios.
Economia

A Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) arrecadou, em termos de receitas brutas, cerca de 146 mil milhões de kwanzas, no 1.º trimestre de 2025, informou nesta Terça-feira, 13, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos e Planeamento Estratégico da empresa, César Marcelino.

Durante a apresentação das estatísticas trimestrais, César Marcelino disse que este valor, representa um aumento de mais de 16%, quando comparado com o período homologo.

“Este indicador representa a grosso modo o volume bruto de receitas obtidas pelas empresas de seguros. Pela segunda vez e de forma consecutiva, o sector de seguros atinge um marco de três dígitos no 1.º trimestre”, enfatizou.

No entanto, o responsável referiu que 70% deste montante representa quatro ramos do sector nomeadamente, saúde, petroquímica, acidentes e automóvel, dando nota que os dois últimos são seguros obrigatórios.

Segundo Marcelino, o volume de receitas gerado pelas empresas de seguros é “fundamental”, porque conseguiram medir o impacto através do volume de indemnizações.

“Nos primeiros três meses de 2025, as seguradoras entregaram para todos aqueles que detiveram um contrato de seguro um montante de quase 45 mil milhões de kwanzas, tal número é 20% a mais do que o registado no 1.º trimestre de 2024”, sublinhou.

Por outro, o director do gabinete de estudos e planeamento estratégico da ARSEG avançou que no fundos de pensões em termos de contribuições, arrecadaram pouco mais de 35 mil milhões de kwanzas, o que representa uma taxa de crescimento de cerca de 49%, em relação ao período homologo.

Os benefícios pagos no fundos de pensões, disse, cifrou-se à volta dos 28 mil milhões de kwanzas, atingindo assim um crescimento de 24% em relação a 2024.

“88% de todos esses benefícios pagos representam as pensões pagas por velhice. A evolução do mercado da mediação conseguiu arrecadar em termos de prémios mediados um volume de 12 mil milhões de kwanzas”, explicou.

Já na comissão pagas ao mediador, referiu, alcançaram um montante de 1,21 mil milhões de kwanzas, o que representa 1% do rácio de comissionamento.

Mais Artigos