ARSEG e ISSM assinam acordo para garantir o fortalecimento da supervisão do sector segurador

A Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) de Angola e o Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM) assinaram, recentemente, em Maputo, um protocolo de cooperação institucional bilateral, que visa reforçar as relações de cooperação entre as duas entidades reguladoras. O protocolo, segundo uma nota, incide sobre três pilares essenciais, designadamente…
ebenhack/AP
O protocolo incide sobre três pilares essenciais, designadamente formação de quadros, troca de experiências e assistência técnica, reforçando o compromisso de Moçambique e Angola na materialização do espírito de cooperação da Associação de Supervisores de Seguros Lusófonos em acções concretas.
Economia

A Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) de Angola e o Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM) assinaram, recentemente, em Maputo, um protocolo de cooperação institucional bilateral, que visa reforçar as relações de cooperação entre as duas entidades reguladoras.

O protocolo, segundo uma nota, incide sobre três pilares essenciais, designadamente formação de quadros, troca de experiências e assistência técnica, reforçando o compromisso de Moçambique e Angola na materialização do espírito de cooperação da Associação de Supervisores de Seguros Lusófonos em acções concretas.
Os dois mercados enfrentam o desafio comum de aprofundar a penetração dos seguros e de pensões, transformando estes serviços em instrumentos eficazes de inclusão financeira e de protecção dos cidadãos e empresas.
O ISSM,IP e a ARSEG encontram-se numa jornada similar de maturação regulatória, de evolução de uma supervisão tradicional para modelos mais complexos, baseados no risco e focados na supervisão comportamental, sempre em alinhamento com as melhores práticas internacionais.
O protocolo foi assinado pela presidente do conselho de administração da ARSEG, Filomena Airosa Manjata, e pela presidente do conselho de administração do ISSM, Ester dos Santos José, que reafirmaram o compromisso conjunto de contribuir para o desenvolvimento sustentável do sector segurador e de pensões na região.

Mais Artigos