A cidade de Luanda completou ontem, 25 de Janeiro, 446 anos desde que foi fundada pelo português por Paulo Dias de Novais, na sequência da chegada à região de uma armada de Lisboa, que transportava várias centenas de homens, entre soldados, mercadores e missionários.
Em saudação a efeméride, foi inaugurada nesta Terça-feira, numa das unidades hoteleiras da urbe, localizada na zona do Miramar, a exposição de arte intitulada “A minha Luanda”, que junta obras criadas por 47 artistas plásticos, sendo que 70 obras concorreram ao concurso. A iniciativa é do ‘Projecto Cucarte’, em parceria com o hotel InterContinental Luanda.
Do grupo de 47, o júri identificou dez artistas finalistas, entre eles o jovem angolano Kondi Kiyambo, de 37 anos, que pinta desde 200e e venceu o concurso com a obra “A Realidade do Nosso Bairro em Luanda”. À FORBES ÁFRICA LUSÓFONA Kondi Kiyambo considera que ser vencedor de um concurso desta dimensão e ter a possibilidade de ver a sua arte numa edição limitada da cervejeira Cuca, exclusiva para o InterContinental Luanda Miramar, é serve-lhe também de incentivo para continuar e não desistir.
“Estou satisfeito e motivado para continuar a pintar Luanda, Angola e a nossa realidade. O prémio de 500 mil kwanzas já tem um significado importante e vai permitir um pequeno investimento nos materiais de trabalho”, diz.
As 47 obras finalistas, avaliadas no global em mais de 15 milhões de kwanzas, estão agora disponíveis para comercialização, com preços que variam cada uma entre 100 mil kwanzas a 690 mil kwanzas.
Sara Bayyurt, marketing manager do Grupo Castel, explicou à FORBES que 70% do valor que vir a resultar da venda de cada obra reverter-se-á a favor do artista e que o restante 30% terá como destino uma causa social denominada Change 1’s Life. Sem revelar o investimento feito na exposição, Sara garante que os resultados são gratificantes, na medida em que se está a promover o potencial artístico de jovens talentos angolanos.
“O ‘Projecto Cucarte’ é uma iniciativa que nos é muito querida e que nos permite dar a conhecer o que de melhor se faz no panorama da arte em Angola e no continente africano. É um momento de enorme orgulho para a marca Cuca.- Podermos celebrar o aniversário de Luanda, homenageando esta cidade que todos amamos, com artistas brilhantes e que pintaram ‘A Minha Luanda’ de hoje”, disse Bayyurt.
O concurso, lançado em Novembro de 2021, desafiava artistas nacionais ou residentes em Angola a apresentarem a sua visão sobre Luanda dos dias de hoje. Para participar os artistas plásticos concorrentes deviam ter mais de 18 anos, nacionalidade angolana ou residência permanente em Angola, saber explorar a excelência técnica na arte criada, mostrando desenvolvimento estético, técnico e conceptual, e manifestar engajamento crítico com o tópico proposto.
As candidaturas decorreram entre 20 de Novembro e 15 de Dezembro do ano passado, tendo sido solicitadas inscrições de obras de arte sobre tela com dimensões máximas de 100 cm x 120 cm. As obras finalistas estarão patente ao público de 26 de Janeiro a 18 de Fevereiro, todos os dias, entre às 17 e às 19 horas, no InterContinental Luanda Miramar.