“As mulheres são as nossas maiores empreendedoras, quer do ponto de vista social quer do ponto de vista empresarial”, considerou esta Quarta-feira, 20, em Luanda, o fundador do grupo Media Nove, N’Gunu Tiny.
Ao discursar na abertura do Forbes África Lusófona Annual Summit 2024, evento que reúne líderes visionárias da indústria da energia para discutir como a diversidade e a inclusão são forças motrizes para a inovação e o sucesso, N’Gunu Tiny sublinhou que em comparação com os homens, as mulheres ganham muito menos, quer no sector formal, quer ainda no sector informal.
“Angola tem criados mecanismos que permitirem fomentar o Empreendedorismo feminino, nomeadamente o Acelera Angola e o Fundo de Garantia de Crédito”, ressaltou.

Detalhou ainda que a liderança no feminino nos dias de hoje significa empreender, impactar e transformar, acrescentando que a paridade de género é um imperativo moral de qualquer sociedade justa, e que esta afirma-se através de uma liderança inclusiva, impactante e, consequentemente, mais sustentável.
“A liderança de impacto é cada vez mais importante na transformação das empresas e isso requer o engajamento dos CEOs, na adoção de um governance que garanta dinamismo, inovação e atracção de talentos, como a adequação das organizações as normas de ESG”, defendeu.
De acordo com o Fundador do grupo Media Nove, “sobre o tema da energia temos de ser coerentes e realistas”.
“Temos de ser por princípios, mas também temos de ser gradualistas na sua implementação. E temos de ter a consciência de que as diversas economias não estão no mesmo estágio de desenvolvimento; há que ter em conta a especificidade de cada uma: scan globally, reinvent locally” apelou.