As mulheres têm vindo a conquistar cada vez mais espaço na liderança em Angola, com maior presença em cargos de decisão e influência no sector público e privado, afirmou nesta Segunda-feira, 18, à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, a presidente da PWN Luanda (Professional Women Network), Sófia Chaves.
Segundo a responsável da PWN, apesar dos avanços, as mulheres ainda enfrentam barreiras estruturais e culturais que limitam o seu acesso ao topo, mas o movimento de mudança está em clara aceleração.
“Actualmente, temos mais mulheres a liderarem o mercado porque as mulheres estão mais qualificadas, mais presentes nos sectores chave e cada vez mais conscientes do seu valor assumindo posições de liderança com competência e visão”, frisou.
Sófia justificou que o mercado percebeu que equipas diversas tomam melhores decisões, inovam mais e geram melhores resultados, abrindo espaço real para a liderança feminina crescer.
No entanto, acrescentou que, para se ter mais mulheres na liderança é preciso abrir oportunidades, mudar culturas organizacionais e dar visibilidade às líderes que já existem, criando um ciclo que inspira, capacita e promove mais mulheres ao topo.
De acordo com Chaves, Angola tem apoiado a liderança feminina, pois, o país tem dado passos importantes neste segmento, com mais mulheres no parlamento, programas governamentais de igualdade de género e maior presença feminina em sectores chave.
“Ainda assim, o impacto é desigual e há espaço para avançar mais no sector privado e na criação de políticas que acelerem o acesso das mulheres a cargos de alto padrão”, enfatizou.

O encontro que se tem afirmado como uma referência em matéria de liderança, empoderamento e desenvolvimento pessoal, segundo a mentora do evento, convida mulheres e homens a refletirem sobre a importância de priorizar o próprio crescimento como ponto de partida para uma sociedade mais equilibrada e sustentável.
“Formalmente constituída em 2022, a PWN é uma organização sem fins lucrativos integrada na PWN Global presente em mais de 30 cidades no mundo. Nomeadamente programas de formação em liderança e mentoring, investigação e desenvolvimento da rede de influência e partilha de modelos de excelência”, esclareceu Sófia.
Entretanto, revelou que, durante o evento, oradores nacionais e internacionais irão partilhar experiências, trajectórias e ideias inspiradoras, destacando como o investimento no autoconhecimento e no desenvolvimento profissional é essencial para impulsionar mudanças positivas nas organizações e comunidades.
A PWN Luanda referiu a responsável, conta com membros associados Premium e membros Corporate, mulheres e homens, de diferentes faixas etárias e com total diversificação de funções, sectores e culturas.





