A Asseco PST, empresa especialista no desenvolvimento de software para o sector financeiro, promove em Outubro um novo curso de formação para jovens finalistas universitários e recém-licenciados que queiram profissionalizar-se na área bancária.
A formação será conduzida pela Asseco Academy, uma academia de formação lançada em Angola pela Asseco PST, em Janeiro de 2018, com o objectivo de formar quadros para o sector bancário. O curso é gratuito para os formandos, sendo os custos integralmente suportados pela empresa.
O objectivo, indica uma nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, é certificar especialistas locais que, “após concluírem o curso com aproveitamento, ficam habilitados a prestar um serviço diferenciado e de maior valor acrescentando”. Os jovens quadros, acrescenta o documento, poderão depois serem requisitados pelos bancos, “ingressando com facilidade no mercado de trabalho”.
Denominado PFS Certification Program, o curso entra na sétima edição, consistindo num programa de formação intensiva, com a duração de 240 horas, por um período de oito semanas. As aulas decorrem tanto em regime presencial, nas instalações da Asseco, localizadas na Cidade Financeira, em Talatona, como em modo online.
Os candidatos obterão formação nos conceitos fundamentais do negócio bancário, manterão contacto com profissionais experientes na área da consultoria bancária e tecnológica e obterão uma formação certificada nas soluções da Asseco PST que são utilizadas por 45% dos bancos no país.
“O número de vagas previsto é de 15 formandos. As áreas privilegiadas de recrutamento são alunos recém-licenciados ou finalistas em engenharia informática, economia, contabilidade, gestão financeira e áreas afins”, lê-se no comunicado, que dá ainda nota de que, em cada uma das edições anteriores, a empresa recebeu uma média de 800 a 1000 candidaturas.
Nas seis edições anteriores, lembra a Asseco PST – organização com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de software bancário e com grande ligação ao sector financeiro angolano, foram certificados 99 formandos.
Citado na nota, Daniel Araújo, CEO da Asseco PST, refere que os programas da Asseco Academy são o resultado do compromisso da empresa com a formação de profissionais nas várias geografias onde actua, em particular no universo da lusofonia. “A maioria destes mercados ainda apresenta alguma escassez de recursos humanos na área das tecnologias de informação aplicadas ao sector financeiro, pelo que o nosso esforço é, por norma, bem recebido na área bancária”, acrescenta o responsável.
A Asseco PST está presente em mais sete mercados, além de Angola, designadamente Moçambique, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Namíbia e Malta.
A empresa trabalha com mais de 70 instituições financeiras, entre bancos, seguradoras e SFAC’s, contando com uma equipa de mais de 500 colaboradores. Desde 2015, integra a multinacional Asseco Group, um dos maiores fornecedores europeus de software, cotado internacionalmente nas Bolsas de Varsóvia (Polónia), Tel Aviv (Israel) e Nasdaq (Estados Unidos).