Atelier Mawete apresenta Estética de Lenhas

O Atelier Mawete, em parceria com o Banco Económico, apresentou nesta Quinta-feira, 8 de Setembro, em Luanda, a primeira exposição individual do artista plástico angolano Sérgio Embanga, intitulada “Estética de Lenhas” – um conjunto de formas e figuras que captam e registam o belo em forma de troncos de árvores cortadas. A colecção do artista…
ebenhack/AP
A exposição, com 25 obras, marca a estreia individual do artista no campo das artes plásticas e estará aberta ao público até ao dia 31 de Outubro, na Galeria do Banco Económico, em Luanda.
Life

O Atelier Mawete, em parceria com o Banco Económico, apresentou nesta Quinta-feira, 8 de Setembro, em Luanda, a primeira exposição individual do artista plástico angolano Sérgio Embanga, intitulada “Estética de Lenhas” – um conjunto de formas e figuras que captam e registam o belo em forma de troncos de árvores cortadas.

A colecção do artista de 39 anos de idade concluída num período de dois anos, “em meio à várias dificuldades”, traz 25 obras com títulos que conduzem aos antigos hábitos culturais de Angola, como “o fruto proibido”, “consagração”, “faísca do progresso”, “ensina-me a pescar” e “afecto materno”.

As obras foram feitas a partir de plantas tratadas numa metamorfose de triangulação dos corpos, cujas silhuetas são desenhadas de forma surreal em pedaços de troncos de madeira.

Após a apresentação, o artista Sérgio Embanga, que conta mais de dez anos de experiência e com várias exposições colectivas, explicou à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA que criou o seu próprio código universal e desenvolveu a Estética de Lenhas, “que representa o brilho que encontrou na natureza”.

Nesta colecção, segundo o curador da Exposição e  responsável pelo Atelier, Patrício Mawete, o mais novo membro do universo cultural angolano exprime uma necessidade filosófica relacionada com a Estética de Lenhas nas metáforas dos temas e dos títulos das obras, demostrando maturidade profissional, ao criar o seu próprio código.

A exposição, que marca a estreia individual do artista angolano Sérgio Embanga no campo das artes plásticas, está aberta ao público até ao dia 31 de Outubro, na Galeria do Banco Económico, em Luanda.

O Atelier Mawete é uma oficina criada em 1998, com o objectivo de incentivar os jovens à aprendizagem das artes plásticas. A sua actuação centra-se no acompanhamento à juventude das áreas periféricas, que procura orientar através de oportunidades de trabalho nesta área da cultura. Desde a sua fundação, formou jovens que actualmente desenvolvem os seus trabalhos dentro e fora do país.

Mais Artigos