Austrália nomeia representante especial para desbloquer impasse no projecto Greater Sunrise

O Governo australiano nomeou nesta Segunda-feira,17, Steve Bracks, ex-primeiro-ministro do Estado de Victoria, considerado "amigo" de Timor-Leste, como seu representante especial, a fim de ajudar a desbloquear o impasse em torno ao projecto do Greater Sunrise. De acordo com a Australian Financial Review, citada pela Lusa, a decisão foi confirmada pela chefe da diplomacia australiana,…
ebenhack/AP
Ex-primeiro-ministro do Estado de Victoria e considerado "amigo" de Timor-Leste, o australiano tem a missão de desbloquear o impasse entre Díli e Woodside, no projecto de gás Greater Sunrise.
Economia Líderes Negócios

O Governo australiano nomeou nesta Segunda-feira,17, Steve Bracks, ex-primeiro-ministro do Estado de Victoria, considerado “amigo” de Timor-Leste, como seu representante especial, a fim de ajudar a desbloquear o impasse em torno ao projecto do Greater Sunrise.

De acordo com a Australian Financial Review, citada pela Lusa, a decisão foi confirmada pela chefe da diplomacia australiana, Penny Wong, que afirmou que a nomeação de Steve Bracks demostra o compromisso do Governo com o desenvolvimento mutuamente benéfico e comercialmente viável dos campos de gás do Greater Sunrise, projecto que considerou fundamental para o desenvolvimento económico e a resiliência de Timor-Leste.

“O Governo australiano quer ver o desenvolvimento do Greater Sunrise de uma forma comercialmente viável que apoie o desenvolvimento económico de Timor-Leste e maximize os benefícios para todas as partes, consistente com o Tratado de Fronteira Marítima”, ressaltou Penny Wong

Como representante especial, “Seteve Bracks representará o governo australiano e consultará o Governo de Timor-Leste e outras partes interessadas importantes, incluindo o Consórcio do Greater Sunrise”, clarificou.

A chefe da diplomacia australiana sublinhou ainda o facto de Steve Bracks ter profundo conhecimento de Timor-Leste e uma relação próxima com seu povo e líderes, como resultado de um empenho em proximidade ao longo de vários anos.

Localizado a 150 quilómetros de Timor-Leste e a 450 quilómetros de Darwin, o projecto Greater Sunrise tem estado envolto num impasse, com Díli a defender a construção de um gasoduto para o Sul do país e a Woodside, segunda maior parceira do consórcio, a defender a sua ligação à unidade já existente em Darwin.

Mais Artigos