BAD aprova 17,7 milhões de euros para reforçar governação digital e eficiência do Estado em Cabo Verde

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou uma Ajuda Orçamental de 17,7 milhões de euros para Cabo Verde, destinada a acelerar o crescimento económico e consolidar as reformas em governação electrónica e gestão das Finanças Públicas. O apoio insere-se num programa que visa melhorar a prestação de serviços públicos, reforçar a competitividade da economia e…
ebenhack/AP
A nova operação programática do Banco Africano de Desenvolvimento visa modernizar o Estado, reforçar a competitividade económica e consolidar a governação electrónica no arquipélago.
Economia

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou uma Ajuda Orçamental de 17,7 milhões de euros para Cabo Verde, destinada a acelerar o crescimento económico e consolidar as reformas em governação electrónica e gestão das Finanças Públicas.

O apoio insere-se num programa que visa melhorar a prestação de serviços públicos, reforçar a competitividade da economia e aumentar a eficiência na gestão dos recursos do Estado.

Segundo o Governo cabo-verdiano, o pacote de reformas continuará a centrar-se em três eixos fundamentais: o reforço da governação electrónica e da competitividade digital, a modernização da Administração Pública e a consolidação fiscal. A ambição é aprofundar a digitalização do Estado, aumentar a transparência institucional e criar condições para que o sector privado funcione como principal motor do crescimento económico e da criação de emprego.

“A operação programática entre o Governo de Cabo Verde e o Banco Africano de Desenvolvimento tem-se focado no aprofundamento das reformas de Governação Electrónica e Digitalização, com o objectivo de aumentar a eficiência das instituições públicas, reforçar a transparência e estimular o desenvolvimento do sector privado, enquanto promove a conectividade inter-ilhas”, lê-se na publicação oficial consultada pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA.

Paralelamente ao apoio directo ao Orçamento do Estado, o BAD financia iniciativas estruturantes no domínio da transformação digital, nomeadamente o projecto de Conectividade e Economia Digital. Entre os principais investimentos destaca-se o financiamento do Parque Tecnológico – fases I e II – num total de 45,5 milhões de euros, bem como o Projecto Morabeza, actualmente em implementação no horizonte 2024-2027, num montante global de 24 milhões de euros.

A parceria entre Cabo Verde e o BAD assume, assim, um carácter estratégico e multissectorial, com impacto directo na competitividade económica, na eficiência do Estado, na modernização tecnológica e na promoção de um crescimento inclusivo e sustentado.

Mais Artigos