BAD aprova 6 milhões USD para reforçar gestão do risco de catástrofes em África

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou uma subvenção de 6 milhões de dólares para apoiar a Capacidade Africana de Risco (ARC) no reforço da preparação para catástrofes e do financiamento do risco em todo o continente durante o período 2025-2026. Aprovada a 29 de outubro, a subvenção – concedida por meio da Iniciativa Africana de…
ebenhack/AP
O projecto, segundo o Banco Africano de Desenvolvimento, visa ajudar os governos africanos a passar de uma resposta reativa a desastres para uma preparação proativa.
Economia

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou uma subvenção de 6 milhões de dólares para apoiar a Capacidade Africana de Risco (ARC) no reforço da preparação para catástrofes e do financiamento do risco em todo o continente durante o período 2025-2026.

Aprovada a 29 de outubro, a subvenção – concedida por meio da Iniciativa Africana de Financiamento de Riscos de Desastres (ADRiFi) do banco – ajudará a ARC a manter os seus serviços essenciais de capacitação e financiamento de riscos de desastres para os países membros regionais do BAD.

O projecto, segundo uma nota do BAD, visa ajudar os governos africanos a passar de uma resposta reativa a desastres para uma preparação proativa.

Igualmente, fortalecerá a capacitação técnica e operacional das instituições nacionais em gestão de riscos de desastres, incluindo avaliação de riscos baseada em evidência, sistemas de alerta precoce e formação para decisores políticos e especialistas técnicos.

“Um componente-chave do projeto será o aprimoramento da capacidade dos países de planear e alocar recursos para emergências de forma mais eficiente. Também apoiará o desenvolvimento de estruturas institucionais mais sólidas para coordenar respostas rápidas e eficazes a desastres naturais”, lê-se no documento.

A ARC trabalhará para expandir a participação dos países no seu fundo comum de seguro soberano, através de um maior envolvimento e da oferta de novos produtos de seguro contra riscos climáticos aos seus Estados-Membros.

As actividades planeadas incluem a promoção de alto nível para a ratificação do Tratado da ARC, a finalização dos seus programas de trabalho com os países participantes e a facilitação do apoio aos prémios de seguro.

A implementação abrangerá todos os Estados-Membros da ARC, com foco nas regiões mais expostas a secas, inundações, ciclones tropicais e epidemias.

Os beneficiários, diz a nota, incluirão decisores políticos, grupos de trabalho técnicos e funcionários públicos, que receberão assistência específica na quantificação do risco de catástrofes, planeamento de contingência, financiamento de riscos, inclusão das mulheres e monitorização e avaliação.

Criada em 2012 como uma instituição especializada da União Africana, a Capacidade Africana de Risco fornece aos Estados-Membros serviços de modelação de riscos, planeamento de contingência e financiamento soberano de riscos de catástrofes.

Desde a sua criação, 39 Estados-Membros da União Africana assinaram o Acordo ARC, que facilitou o desembolso de mais de 230 milhões de dólares a 14 países, protegendo milhões de pessoas vulneráveis através de financiamento rápido e previsível na sequência de uma catástrofe.

Mais Artigos