BAD financia energias renováveis em Moçambique

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou, recentemente, que vai garantir um financiamento de 2,5 milhões de dólares para apoiar o desenvolvimento de energias renováveis em Moçambique. Num comunicado da organização internacional, citado pela Lusa, Daniel Schroth, dirigente do BAD, frisou que com o apoio do Fundo de Energia Sustentável para África, a capacidade de…
ebenhack/AP
País lusófono tem potencial para se tornar no principal gerador de energia da África Austral, graças aos recursos inexplorados em carvão, hidroelectricidade, gás, energia eólica e solar, diz o banco.
Economia

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou, recentemente, que vai garantir um financiamento de 2,5 milhões de dólares para apoiar o desenvolvimento de energias renováveis em Moçambique.

Num comunicado da organização internacional, citado pela Lusa, Daniel Schroth, dirigente do BAD, frisou que com o apoio do Fundo de Energia Sustentável para África, a capacidade de Moçambique para integrar maiores quotas de renováveis irá aumentar.

“As verbas serão dirigidas para a Electricidade de Moçambique (EDM) para estudos de viabilidade, desenvolvimento de uma central solar flutuante na albufeira de Chicamba, estudo de sistemas de bateria, qualificação de pessoal e apoio à preparação de propostas”, lê-se no comunicado.

O BAD considera que, com 187 gigawatts, Moçambique tem potencial para se tornar no principal gerador de energia da África Austral, graças aos recursos inexplorados em carvão, hidroelectricidade, gás, energia eólica e solar.

Actualmente, a energia hidroeléctrica representa cerca de 81% da capacidade instalada no país, mas é o gás natural e as fontes de energia renovável que devem ocupar uma parte crescente da matriz energética.

Mais Artigos