O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), em parceria com o Governo de Cabo Verde, realizou recentemente, um workshop de lançamento do Country Focus Report 2025 – Cabo Verde, sob o tema “Aproveitar o Capital Cabo-verdiano para Impulsionar o seu Desenvolvimento”.
A sessão foi presidida pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, e contou com a apresentação do economista sénior do BAD para Cabo Verde, Felisberto Mateus.
Estiveram ainda presentes o director-geral adjunto para a África Ocidental do BAD, José Ribeiro, o Reitor da Universidade de Cabo Verde, José Arlindo Barreto, entre outros intervenientes e representantes de diversas organizações.
Produzido pelo BAD, o Country Focus Report 2025 – Cabo Verde aborda questões relacionadas com a mobilização e a utilização eficiente do capital, nas suas diversas dimensões, ao serviço do desenvolvimento nacional.
Durante a sua intervenção, o ministro das Finanças destacou que o relatório surge num momento crucial para África e Cabo Verde, marcado pela recuperação económica pós-Covid-19 e por desafios múltiplos que afetam profundamente o continente.
“Enfrentamos uma crise climática com efeitos devastadores, um contexto geopolítico global desfavorável, elevados níveis de pobreza e a urgência de reter os jovens no continente. Somam-se dificuldades no financiamento das economias e na gestão da dívida pública, num cenário global fragmentado que impacta o comércio africano”, afirmou.
Apesar do contexto adverso, Olavo Correia salientou os progressos alcançados por Cabo Verde.
“Em 2024, registou-se um crescimento acima dos 7%, como destaca o relatório. O Governo tem implementado reformas estruturais, assegurado estabilidade macroeconómica, com inflação controlada, défice orçamental abaixo dos 3%, dívida em queda e reservas internacionais robustas”, disse o ministro, citado numa nota publicada no website do Governo de Cabo Verde e consultado pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA.
O vice-primeiro-ministro alertou, no entanto, que os riscos macroeconómicos, macrofiscais e climáticos continuam presentes. Por isso, defendeu a continuidade da trajectória de reformas, centrada na mobilização e utilização eficiente do capital, como sublinha o relatório.
“É necessário, portanto, investir melhor, reformar mais rápido e com melhores resultados, e governar com mais eficácia, focando sempre nos resultados a entregar aos cidadãos, às ilhas e aos municípios”, concluiu Olavo Correia, agradecendo ao BAD pelo compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável de África e de Cabo Verde.
O lançamento do Country Focus Report 2025 – Cabo Verde decorreu em simultâneo com a apresentação do relatório Perspetivas Económicas em África 2025 – Country Focus Report (CFR), sob o tema “Aproveitar o Capital Africano para Impulsionar o seu Desenvolvimento”.
Os Country Focus Reports (CFRs), produzidos anualmente pelo Departamento de Economia do País (ECCE), em apoio ao Panorama Económico Africano (AEO), oferecem análises específicas para cada um dos 54 Países Membros Regionais (RMCs) do BAD.
Segundo o banco, os CFRs têm como objetivo contextualizar, a nível nacional, as mensagens-chave do AEO, integrando prioridades locais, desafios específicos e perspetivas políticas.
O BAD acrescenta que, em 2025, num cenário de resiliência pós-crise, urgência climática e transformação estrutural, o lançamento destes relatórios representa um marco estratégico para reforçar a influência do BAD, envolver os decisores políticos nacionais e aumentar a visibilidade dos seus produtos de conhecimento.