Banco angolano Yetu aumentou o capital social para 20 mil milhões de kwanzas

O Banco Yetu de Angola aumentou há dias o seu capital social para 20 mil milhões de kwanzas (24,2 mil dólares), valor acima do limite mínimo estipulado pelo Banco Nacional de Angola [BNA]. De acordo com um comunicado de imprensa divulgado no linkedin do Banco Yetu, consultado hoje pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, o referido aumento…
ebenhack/AP
O aumento já foi homologado pelo Banco Nacional de Angola, facto que coloca a instituição em conformidade com o último Aviso do regulador sobre os limites de capital mínimo dos bancos comerciais.
Economia

O Banco Yetu de Angola aumentou há dias o seu capital social para 20 mil milhões de kwanzas (24,2 mil dólares), valor acima do limite mínimo estipulado pelo Banco Nacional de Angola [BNA].

De acordo com um comunicado de imprensa divulgado no linkedin do Banco Yetu, consultado hoje pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, o referido aumento já foi homologado pelo BNA, facto que coloca a instituição em conformidade com o último Aviso do BNA sobre os limites de capital mínimo dos bancos comerciais.

“Em síntese, os documentos de prestação de contas revelam um crescimento do Resultado Líquido na ordem dos 37%, comparativamente ao ano anterior, situando-se em 14,4 mil milhões kz, o que proporcionou a elevação da rentabilidade anual dos capitais próprios (ROE) para 46%, o retorno sobre os activos (ROA) na ordem dos 11%, bem como um rácio de solvabilidade de 51%, muito acima do regulamentar”, lê-se no documento.

Segundo ainda o documento, como demonstração da confiança que o Banco Yetu tem atraído dos seus clientes, o volume de captação registou um incremento de 136%, permitindo o encerramento da carteira de depósitos com o total de 79,3 mil milhões de kwanzas.

Este aumento significativo, diz a nota, reflectiu-se no volume de consessões de crédito, cuja ascensão de 71% face ao ano anterior, resultou no saldo de 18,9 mil milhões kz, espalhando assim o reforço do envolvimento do Banco no financiamento de projectos e investimentos, quer de iniciativa empresarial, como familiar.

Mais Artigos