Banco de Desenvolvimento de Angola financia 399 projectos na região centro-sul do país avaliados em 39 mil milhões kz desde a sua fundação

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) já financiou 399 projectos na região centro do país, distribuídos pelas províncias do Huambo (121), Bié (105) e Cubango (173). Na província do Cuando, até ao momento, não foi financiado nenhum projecto, desde a sua fundação. O valor global destes financiamentos, segundo uma nota, é de 39 mil…
ebenhack/AP
BDA diz que prevê-se a criação de 3.831 postos de trabalho, sendo que os projectos financiados enquadram-se nas carteiras de crédito do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FND) e PAC Reestruturado e Alívio Económico.
Economia

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) já financiou 399 projectos na região centro do país, distribuídos pelas províncias do Huambo (121), Bié (105) e Cubango (173). Na província do Cuando, até ao momento, não foi financiado nenhum projecto, desde a sua fundação.

O valor global destes financiamentos, segundo uma nota, é de 39 mil milhões de kwanzas, com destaque para o Huambo (23 mil milhões kz), Bié (11 mil milhões kz) e Cubango (5 mil milhões kz).

Segundo a instituição, prevê-se a criação de 3.831 postos de trabalho, sendo que os projectos financiados enquadram-se nas carteiras de crédito do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FND), PAC Reestruturado e Alívio Económico, abrangendo sectores como agricultura, pecuária, aquicultura, indústria, comércio e serviços, pescas e hotelaria e turismo.

O BDA participa na 2.ª edição da Expo Huambo 2025, a decorrer de 25 a 28 de Setembro, sob o lema “Conectando Negócios para Diversificar a Economia” onde destaca o papel da sua carteira de créditos na dinamização dos sectores produtivos da economia nacional.

O presidente da comissão executiva do Banco de Desenvolvimento de Angola, João Salvador Quintas, sublinha que a presença na Expo Huambo reforça o compromisso do banco em financiar o futuro de Angola, promovendo soluções de crédito que impulsionam os sectores produtivos e criam oportunidades de crescimento sustentável e inclusivo.

No certamente o banco apresentará no seu stand de 18m² os resultados de 18 anos de actividade, incluídos nos 50 anos de independência nacional com exemplos de projectos estruturantes financiados nos sectores da agricultura, pecuária, pescas, indústria transformadora e inovação.

No espaço estarão expostos produtos oriundos de iniciativas apoiadas pelo Banco especialmente na provincia do Huambo, simbolizando o impacto real do financiamento no desenvolvimento económico.

Mais Artigos