Banco Mundial financia com 3, 19 milhões de euros acesso a creches e jardins-de-infância em Cabo Verde

O Banco Mundial prevê financiar o Fundo Adicional do Projecto Capital Humano, em Cabo Verde, no valor de 3,19 milhões de euros, para alargar “o acesso a creches e jardins-de-infância”, anunciou o Governo, em comunicado. Segundo o Governo, o fundo visa reforçar a rede de cuidados infantis de qualidade, melhorar os serviços já existentes e…
ebenhack/AP
“A área dos cuidados é uma das mais fundamentais para o desenvolvimento social” e, “para as famílias mais carenciadas, representa ter condições mínimas de acesso a bens básicos”, justificou o Governo.
Economia

O Banco Mundial prevê financiar o Fundo Adicional do Projecto Capital Humano, em Cabo Verde, no valor de 3,19 milhões de euros, para alargar “o acesso a creches e jardins-de-infância”, anunciou o Governo, em comunicado.

Segundo o Governo, o fundo visa reforçar a rede de cuidados infantis de qualidade, melhorar os serviços já existentes e ampliar o acesso a creches e jardins de infância, com incidência especial nas ilhas do Sal, Boa Vista, São Vicente e Santiago.

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, destacou que “a área dos cuidados é uma das mais fundamentais para o desenvolvimento social, sobretudo para as famílias mais carenciadas, pois garante condições mínimas de acesso a bens básicos e assegura apoio às crianças, idosos, pessoas com deficiência e cidadãos com necessidades especiais”.

O governante recordou que, desde 2017, o Governo estruturou o Plano Nacional de Cuidados, que permitiu formar mais de 90 cuidadores informais em todo o país, reforçados recentemente com mais 60 cuidadores, garantindo acesso a cuidados a milhares de idosos. Paralelamente, têm sido subsidiados espaços de cuidados infantis e assegurada a frequência gratuita ou comparticipada para crianças pertencentes a famílias vulneráveis.

“Na primeira infância, os cuidados são determinantes para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Contudo, muitas ainda não têm acesso a creches formais, o que pode significar uma perda de oportunidades no seu crescimento. Este Fundo Adicional permite expandir a rede, formar monitores, equipar novas estruturas e, em parceria com os municípios, garantir um impacto positivo em mais de 3.000 crianças”, afirmou.

Mais Artigos