Banco Mundial financia estrada que vai ligar Guiné-Bissau ao Senegal

Um total de 70 milhões de dólares é o valor que o Banco Mundial (BM) vai desembolsar para financiar a construção de uma estrada que irá ligar Safim, nos arredores de Bissau, a Mpack, na fronteira do Senegal, no sentido de reforçar a conectividade regional. A infra-estrutura – cuja construção deve arrancar entre Janeiro e…
ebenhack/AP
Construção da infra-estrutura, orçada em 70 milhões de dólares, deve arrancar entre Janeiro e Março de 2023 e será concluída em cinco anos.
Economia

Um total de 70 milhões de dólares é o valor que o Banco Mundial (BM) vai desembolsar para financiar a construção de uma estrada que irá ligar Safim, nos arredores de Bissau, a Mpack, na fronteira do Senegal, no sentido de reforçar a conectividade regional.

A infra-estrutura – cuja construção deve arrancar entre Janeiro e Março do próximo ano, com um prazo de execução de cinco anos – vai compreender 115 quilómetros, de acordo com informações avançadas, recentemente, no acto de assinatura do acordo entre o director do BM para Cabo Verde, Guiné-Bissau, Mauritânia, Senegal e Gâmbia, Nathan Belete, e o ministro das Finanças da Guiné-Bissau, João Fadiá, em acto testemunhado pelo Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló.

Por se tratar de umas das zonas da Guiné-Bissau com maior produção agrícola [Safim], espera-se uma melhoria dos rendimentos de mais de 400 mil pessoas, permitindo que estas possam beneficiar de uma estrada de excelente qualidade, perspectivam as autoridades. O projecto prevê ainda a construção de vários pontos de água ao longo da estrada, possibilitando a melhoria das condições de vida da população.

O ministro das Finanças da Guiné-Bissau, João Fadiá, garantiu que “o país vai prosseguir com uma gestão eficiente e responsável dos recursos para a satisfação do bem-estar para a população”.

Jaime Pedro

Mais Artigos