O Banco Mundial (BM) vai financiar com quase oito milhões de euros um projecto de cinco anos para transformar o turismo são-tomense, prevendo formação, requalificação de infra-estruturas e limpeza.
O anúncio foi feito pelo ministro da Economia de São Tomé e Príncipe, Disney Ramos, num encontro com diversos operados turísticos no arquipélago.
“É um projecto de seis a oito milhões [de dólares, 5,6 a 7,5 milhões de euros], com duração de cinco anos e vai arrancar já em Julho para a requalificação dos pontos turísticos, promoção de São Tomé e Príncipe como destino turístico, capacitação de técnicos e formação em línguas francesa e inglesa”, disse Disney Ramos em declarações à imprensa.
Segundo o ministro da Economia, o financiamento enquadra-se no âmbito do projecto Waca Mais, financiado pelo Banco Mundial e também vai envolver as câmaras distritais, incluindo outras acções, nomeadamente para garantir a segurança, higiene e limpeza, a saúde, recolha de cães de rua e doentes mentais, principalmente na capital do país.
“Toda a parte envolvente do sector do turismo vai ser afeto, vai transformar para melhor”, assegurou o ministro da Economia.
Disney Ramos disse que o Governo acredita que “o Turismo é o sector que vai alavancar a economia” são-tomense, por isso, “na tomada de decisões estratégicas” reuniu-se com o sector privado para “discutir de forma desapaixonada” o sector que “tem estado a crescer em termos de números dos turistas”, mas que também se quer que “cresça em termos de qualidade dos serviços”.
“Os turistas têm um custo alto com os bilhetes de passagem, então vêm para São Tomé e Príncipe com hotéis/guest house também com um preço um bocado elevado, mas é necessário que eles sintam que os serviços que foram disponibilizados corresponderam às expectativas e valeu a pena o esforço”, defendeu Disney Ramos, citado pela Lusa.





