O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou recentemente o registo de uma comissão liquidatária do banco VTB-África, S.A., que irá conduzir o processo de liquidação da referida instituição financeira bancária.
De acordo com um comunicado do BNA, a comissão é composta por Hamilton Vicente Sebastião Soares, presidente, Olga Fiodorovna Ivanova, vogal, e José de Oliveira Capita, vogal.
“A comissão liquidatária ora registada assume, com efeitos imediatos, a responsabilidade pela gestão de todos os actos relacionados com o processo de liquidação, incluindo a inventariação e alienação dos activos, o apuramento e pagamento dos passivos, bem como a representação do VTB-África perante todas as entidades públicas e privadas”, lê-se no documento.
Os accionistas do VTB África, banco de origem russa, decidiram, por unanimidade, deixar de fazer parte dos bancos comerciais que operam em Angola, como avançou em Maio deste ano o governador do Banco Nacional de Angola, Manuel Tiago Dias.
O governante disse que a decisão foi tomada pelos accionistas do referido banco, reunidos em Assembleia Geral.
Em causa desta extinção está o aumento de capital exigido pelo banco central, já que, desde 2022, o banco não consegue garantir o mínimo de 15 mil milhões de kwanzas.
As contas do balancete referentes ao Iº trimestre de 2025reportam um capital social de 7,5 mil milhões de kwanzas, abaixo do recomendado pelo regulador e supervisor do sistema bancário.