Banco Nacional de Angola autoriza registo de nova comissão liquidatária do VTB-África

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou nesta Quarta-feira, 31, autorização do registo de uma nova comissão liquidatária do VTB-África, composta por Eduardo Amândio de Oliveira Quissanga, presidente, Oksana Ivanovna Tikhonova, vogal, e Hamilton Vicente Sebastião Soares, igualmente vogal. Num comunicado publicado no seu website consultado pela FORBS ÁFRICA LUSÓFONA, o BNA refere que a…
ebenhack/AP
BNA refere que a medida surge na sequência da deliberação da Assembleia Geral Extraordinária do Banco VTB -África, S.A. (VTB-África), de 29 de Abril de 2025, que aprovou a dissolução voluntária e liquidação da instituição.
Economia Negócios

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou nesta Quarta-feira, 31, autorização do registo de uma nova comissão liquidatária do VTB-África, composta por Eduardo Amândio de Oliveira Quissanga, presidente, Oksana Ivanovna Tikhonova, vogal, e Hamilton Vicente Sebastião Soares, igualmente vogal.

Num comunicado publicado no seu website consultado pela FORBS ÁFRICA LUSÓFONA, o BNA refere que a medida surge na sequência da deliberação da Assembleia Geral Extraordinária do Banco VTB -África, S.A. (VTB-África), de 29 de Abril de 2025, que aprovou a dissolução voluntária e liquidação da instituição.

O banco central informa ao público em geral, aos clientes e seus credores, bem como as demais partes interessadas que se trata de uma proposta dos accionistas do VTB-África, resultante de uma Deliberação do Comité Executivo do Banco Nacional de Angola, de 30 de Dezembro de 2025,

“A Comissão Liquidatária, ora registada, assume, com efeitos imediatos, a responsabilidade pela gestão de todos os actos relacionados com o processo de liquidação, incluindo a inventariação e alienação dos activos, o apuramento e pagamento dos passivos, bem como a representação do VTB-África perante todas as entidades públicas e privadas”, lê-se na nota.

Em Maio de 2025, o VTB África S.A., por decisão dos accionistas deste banco de origem russa, foi extinto do sistema financeiro angolano.

Na altura, o governador do Banco Nacional de Angola, Manuel Tiago Dias, confirmou que a decisão foi tomada em assembleia-geral de acionistas, sem avançar mais detalhes.

O Banco VTB África S.A. era o único segundo africano do grupo VTB, o maior grupo bancário russo, tendo iniciado operações em Angola em 2006. A instituição foi detida em 50,1% pelo VTB Moscovo e em 49,9% pelo empresário António Carlos Sumbula, antigo presidente da ENDIAMA, uma empresa estatal angolana de diamantes.

O banco comercial actuava em três áreas específicas, nomeadamente a banca de investimento, ‘corporate’ e retalhos. Nos últimos anos, o banco enfrentou desafios significativos devido às avaliações impostas em 2022 à Rússia, na sequência da invasão da Ucrânia, que implicaram o desligamento do sistema SWIFT, essencial para transações bancárias internacionais.

Mais Artigos