O Banco Sol assinou nesta Quarta-feira um acordo de financiamento, em Kwanzas, equivalente a 10 milhões de dólares, com a Etu Energias, que visa apoiar o sector petrolífero e proporcionar ferramentas que asseguram a gestão eficiente de liquidez e tesouraria da petrolífera privada angolana.
Para além da estreita colaboração entre as duas instituições, segundo um comunicado, este negócio representa a entrada do Banco SOL no financiamento directo ao sector petrolífero, em particular para o operador privado nacional do Oil & Gas.
De acordo com o presidente da comissão executiva do Banco Sol, Osvaldo Lemos Lima, a conclusão desta transação demonstra a resiliência das duas instituições e representa um grande passo na estratégia do banco que visa construir um portfólio rentável e diversificado, olhando assim para segmentos de mercado que garantem segurança e rentabilidade.
Já o presidente do conselho de administração da Etu Energias, Edson Santos, disse que foi uma opção estratégica da instituição que dirige trazer a banca local para a sua viagem de desenvolvimento, em especial considerando as especificidades do sector de Oil & Gas em Angola.
“Tal como é do conhecimento público, a empresa mudou a sua visão e está agora focada em tornar-se
uma Empresa de Energia Integrada de excelência –Símbolo de uma Angola global”, informou.