Blinken elogia João Lourenço pelo cessar-fogo

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, expressou o seu agradecimento ao Presidente de Angola, João Lourenço, pela liderança na obtenção de um acordo de cessar-fogo entre a República Democrática do Congo (RDCongo) e o Ruanda. Blinken também felicitou o ministro dos Negócios Estrangeiros angolano, Tete António, pela diplomacia em prol da paz no leste…
ebenhack/AP
Antony Blinken agradeceu a João Lourenço pela liderança na obtenção de um cessar-fogo entre a RDCongo e o Ruanda, e elogiou a diplomacia angolana e o Mecanismo de Verificação.
Líderes

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, expressou o seu agradecimento ao Presidente de Angola, João Lourenço, pela liderança na obtenção de um acordo de cessar-fogo entre a República Democrática do Congo (RDCongo) e o Ruanda. Blinken também felicitou o ministro dos Negócios Estrangeiros angolano, Tete António, pela diplomacia em prol da paz no leste da RDCongo, conforme comunicado do Departamento de Estado.

Antony Blinken elogiou ainda o compromisso de ambos os países em tomarem medidas para aliviar a tensão e destacou a importância do Mecanismo de Verificação ‘ad hoc’, liderado por Angola, para monitorizar a situação.

O cessar-fogo, que entrou em vigor no domingo passado, visa pôr fim aos confrontos no leste do Congo, onde o grupo rebelde Movimento 23 de Março (M23), apoiado pelo Ruanda, tem sido uma força desestabilizadora. Este conflito, que remonta a 2012, reacendeu em 2022, provocando uma crise diplomática entre a RDCongo e o Ruanda, com acusações mútuas de apoio a grupos rebeldes responsáveis por atrocidades na região.

Mais Artigos