BNA aprova novo conselho de administração do BPC

O Banco Nacional de Angola (BNA) aprovou os nomes dos nove membros propostas pelo Banco de Poupança e Crédito (BPC) para comporem o seu novo conselho de administração, de acordo com uma carta enviada ao banco estatal. No documento, o banco central dá conta que deferiu os pedidos relativos aos candidatos, "por preencherem cumulativamente os…
ebenhack/AP
Regulador entende que os nomes propostos para integrarem os órgãos sociais do banco preenchem os requisitos de idoneidade, qualificação e experiência profissional, independência e disponibilidade.
Economia

O Banco Nacional de Angola (BNA) aprovou os nomes dos nove membros propostas pelo Banco de Poupança e Crédito (BPC) para comporem o seu novo conselho de administração, de acordo com uma carta enviada ao banco estatal.

No documento, o banco central dá conta que deferiu os pedidos relativos aos candidatos, “por preencherem cumulativamente os requisitos de idoneidade, qualificação e experiência profissional, independência e disponibilidade”.

Assim, foram confirmados pelo órgão regulador do mercado bancário angolano para constituírem os órgãos sociais do BPC, Cláudio Pinheiro Pinto Macedo, para desempenhar o cargo de presidente do conselho de administração, e Luzolo Adriano Neto Espírito Santo de Carvalho (presidente da comissão executiva).

Outros nomes aprovados pelo BNA são os de António José da Silva, Jerónimo João Lara e Ana Cristina Afonso Viegas Ceita, para os cargos de administradores independentes, enquanto Luís Mulumba Duarte, Walter Salgueiro, Sandra Jardim do Nascimento Balça e Áurea Alexandre têm “luz verde” para desempenharem as funções de administradores executivos.

Na carta com a data de 19 de Outubro, o regulador do sistema bancário nacional dá 30 dias ao BPC para registar os membros autorizados a integrar os órgãos sociais do banco no portal do Sistema Integrado de Licenciamento das Instituições Financeiras (SILIF).

Mais Artigos