BNA aprova Plano de Recapitalização e Reestruturação do Banco SOL. Saiba quais as medidas

No passado dia 24 de abril, O Banco Nacional de Angola aprovou o plano desenvolvido pela actual Administração do Banco SOL e que visa revitalizar a referida instituição bancária num prazo de três anos. O Plano foi apresentado em janeiro e três meses depois recebe o ok do banco central, um sinal de confiança ao…
ebenhack/AP
Recuperar o reposicionamento da instituição no sistema financeiro angolano é a missão de um plano que deve ser executado em três anos.
Destaque

No passado dia 24 de abril, O Banco Nacional de Angola aprovou o plano desenvolvido pela actual Administração do Banco SOL e que visa revitalizar a referida instituição bancária num prazo de três anos.

O Plano foi apresentado em janeiro e três meses depois recebe o ok do banco central, um sinal de confiança ao actual board que está em funções há um ano.

Entre as principais iniciativas previstas no plano destacam-se: Redimensionamento das agências e unidades de estruturas centrais; Optimização do quadro de pessoal, com a previsão de redução de cerca de 30% do número de colaboradores; Dinamização da captação de novos depósitos e retenção da base actual de clientes; Venda de activos imobiliários não afectos à actividade core do Banco; Recuperação activa de crédito malparado; Dinamização do negócio de seguros; Aumento do capital social exclusivamente através de novos aportes dos accionistas.

O PRR, segundo comunicado a que a Forbes teve acesso em primeira mão, “estabelece um conjunto de medidas rigorosas para assegurar a recapitalização, optimização da estrutura operacional e o reforço da gestão de riscos”.

De acordo com o PRR, a capitalização será realizada exclusivamente com capitais privados, através de novos aportes dos accionistas.

Mais Artigos