Cabo Verde dá oficialmente início às comemorações dos 50 anos da sua Independência nacional, com um programa cultural e institucional que tem como palco a ilha de São Vicente. A agenda de atividades culturais começou no dia 23 de abril, mas o ato central terá lugar esta sexta e sábado, 25 e 26.
O arranque acontece no Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), no Mindelo, e promete um fim de tarde e noite marcados pela celebração da liberdade, da criação artística e da identidade cabo-verdiana.
A sessão de abertura oficial está marcada para as 17h00, com um concerto intimista a quatro mãos protagonizado pelo músico Jorge Humberto. Segue-se a assinatura de protocolos entre o Governo e instituições culturais de referência como o AME/KJF, o Mindelact e a Juventude em Marcha, num gesto simbólico de reforço ao papel da cultura no processo de construção nacional.
Estão previstas intervenções do Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, do Embaixador de Portugal em Cabo Verde João Luís Queirós e do Primeiro-Ministro Ulisses Correia e Silva, que encerrará a sessão solene.
Ao longo do dia, o público poderá visitar a exposição comemorativa do 25 de Abril no Centro Cultural do Mindelo e assistir à performance “Poesias da Liberdade”, dinamizada pelo coletivo Mindelact.
Um espetáculo pirotécnico irá iluminar o céu da cidade, mas antes, pelas 20h00 está marcado um concerto comemorativo, na Rua de Lisboa, com a atuação do emblemático artista caboverdiano Gil Semedo.
No sábado, dia 26 as atividades continuam com iniciativas que invocam os ritmos e tradições populares de Cabo Verde e um espetáculo noturno, na rua de Lisboa alusivo aos cantores mindelenses e ao Carnaval do Mindelo
O programa marca o início das celebrações que vão decorrer ao longo de 2025, ano em que Cabo Verde celebra meio século de independência. Cabo Verde “Nôs Orgulho, Nôs Futuro” é o lema oficial das comemorações.