Cabo Verde acelera investimento em energias renováveis e reduz tarifa de electricidade para 7%

As famílias e as empresas cabo-verdianas vão pagar este ano cerca de 7% menos na tarifa de electricidade, anunciou o primeiro-ministro do arquipélago, José Ulisses Correia e Silva. Numa publicação feita na sua página da rede social Facebook, o chefe do Governo, disse que este é já o segundo ano consecutivo de redução, fazendo com…
ebenhack/AP
Primeiro-ministro do arquipélago disse que este é já o segundo ano consecutivo de redução, fazendo com que a tarifa actual seja 27% inferior à de 2024, sinal claro de recuperação e de confiança num futuro melhor.
Economia

As famílias e as empresas cabo-verdianas vão pagar este ano cerca de 7% menos na tarifa de electricidade, anunciou o primeiro-ministro do arquipélago, José Ulisses Correia e Silva.

Numa publicação feita na sua página da rede social Facebook, o chefe do Governo, disse que este é já o segundo ano consecutivo de redução, fazendo com que a tarifa actual seja 27% inferior à de 2024, sinal claro de recuperação e de confiança num futuro melhor.

“Este resultado é consequência de políticas públicas consistentes, de uma estratégia energética assente na maior eficiência e aposta nas energias renováveis”, justificou.

José Ulisses Correia e Silva afirmou que o Governo está a acelerar o investimento em energias renováveis, uma alternativa mais barata, mais limpa e decisiva para reduzir o custo da energia e a dependência de combustíveis fósseis.

“Estamos, assim, a caminhar progressivamente para um setor energético mais seguro, mais sustentável e com menores custos, contribuindo para a competitividade da economia e para o bem-estar da população”, reforçou.

Entretanto, a Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) aponta que esta medida visa, por um lado, proteger os consumidores a nível de preços e tarifas e salvaguardar o equilíbrio económico-financeiro dos operadores e, por outro, garantir a sustentabilidade dos serviços públicos de fornecimento de energia eléctrica.

 

Mais Artigos