Cabo Verde acolhe III Conferência Internacional de Turismo de Natureza

Depois das ilhas de Santo Antão e São Nicolau é agora a vez da maior ilha de Cabo verde receber a terceira edição da Conferência Internacional de Turismo de Natureza. O evento decorre no município de São Lourenço dos Orgãos, uma região reconhecida pelo seu potencial nas áreas do turismo rural e de montanha. O…
ebenhack/AP
Cabo Verde recebe hoje, em São Lourenço dos Órgãos, a III Conferência Internacional de Turismo de Natureza, um encontro que reúne especialistas, decisores políticos e operadores turísticos para debater o papel deste segmento como motor de desenvolvimento sustentável.
Destaque Economia Negócios

Depois das ilhas de Santo Antão e São Nicolau é agora a vez da maior ilha de Cabo verde receber a terceira edição da Conferência Internacional de Turismo de Natureza. O evento decorre no município de São Lourenço dos Orgãos, uma região reconhecida pelo seu potencial nas áreas do turismo rural e de montanha.

O evento junta dezenas de especialistas nacionais e estrangeiros em turismo para debater o papel deste segmento como motor de desenvolvimento sustentável.

O evento decorre sob o lema “Inovação e Sustentabilidade impulsionam o futuro das viagens” e procura reforçar a diversificação do turismo cabo-verdiano para além do sol e praia, valorizando os ecossistemas naturais, o envolvimento das comunidades locais e a criação de novas oportunidades económicas.

Entre os principais temas em destaque estão a necessidade de infraestruturas adequadas para acesso às zonas rurais, a gestão de resíduos e conservação ambiental, a capacitação das populações locais e a promoção internacional de destinos menos explorados.

Com esta conferência, Cabo Verde reafirma a ambição de posicionar-se como destino de referência em turismo de natureza, apostando numa estratégia que alia sustentabilidade, inclusão territorial e inovação para consolidar o setor e distribuir de forma mais equilibrada os benefícios do turismo no país.

Na sessão de abertura da conferência, o Ministro do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira, destacou o compromisso do Governo de Cabo Verde em posicionar o país como um destino global de turismo sustentável, inclusivo e diversificado. “Queremos com esta conferência reforçar o firme propósito de potenciar os recursos paisagísticos, humanos e culturais do país em produtos turísticos sustentáveis e de alto valor acrescentado, alinhados com o desenvolvimento sustentável e com o cumprimento dos ODS.”, afirmou o Ministro.

Para tornar esta visão realidade, Cabo Verde conta com um importante financiamento do Banco Mundial, no valor de 30 milhões de dólares ao abrigo do projeto Turismo Resiliente que tem permitido investir em infraestruturas, criação de trilhos de montanha e caminhos vicinais,  capacitação de recursos humanos, conectividade e num ambicioso projeto de aldeias turísticas rurais.

A União Europeia, por seu turno, está a investir aproximadamente  3 milhões de euros em projetos de turismo sustentável em áreas protegidas nas ilhas do Fogo, Santo Antão e São Nicolau, através de iniciativas da sociedade civil.

 

Mais Artigos