O Governo de Cabo Verde anunciou a aprovação de um acordo no valor do equivalente a 2,5 milhões de dólares, assinado em Cartum (Sudão) com o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA), e que visa ordenar e valorizar as bacias hidrográficas nas ilhas de Santiago, Santo Antão e Boa Vista, esperando reduzir a pobreza e eliminar a fome.
O anunciou da assinatura do referido acordo – rubricado pelo embaixador de Cabo Verde na Itália, Jorge Figueiredo Gonçalves, em representação do Governo, e pelo director-geral do BADEA, Sidi Ould Tah – foi feito em conferência de imprensa, na cidade da Praia, pelo ministro da Cultura, Abraão Vicente, na qualidade de porta-voz da reunião do Conselho de Ministros realizada na Quinta-feira, 07.
O acordo de empréstimo firmado com o BADEA vai permitir financiar o projecto de ordenamento e valorização das três bacias hidrográficas situadas em Ribeira São João Baptista (ilha de Santiago), Ribeira Grande (Santo Antão) e Ribeira Calhau (Boa Vista).
O projecto tem como propósito contribuir para o cumprimento da primeira meta dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, nomeadamente reduzir a pobreza, eliminar a fome, garantir segurança alimentar, melhoria dos alimentos e fortalecimento da agricultura sustentável.
Pretende ainda aumentar a mobilização das águas de superfície e subterrâneas e a extensão das áreas agrícolas irrigadas, bem como a implementação de obras que protegem os solos contra a erosão e realização de campanhas de sensibilização sobre adaptação das atividades agrícolas às mudanças climáticas.
Nas localidades em que se situam as bacias [Ribeira São João Baptista, Ribeira Grande e Ribeira Calhau] serão realizados trabalhos para a construção de infra-estruturas para a mobilização de recursos de água, incluindo seis diques de captação em pedras de alvenaria para a mobilização das águas de superfície, perfuração de 29 poços e seus equipamentos com um sistema de bombeamento usando energia solar.
Serão ainda construídos e equipados 29 reservatórios de irrigação com capacidade de 100 metros cúbicos de água, perfurados 22 poços de superfície e reabilitação de 84 poços e seus equipamentos com um sistema de bombeamento utilizando a energia solar e ainda 46 diques subterrâneos.
Prevê-se igualmente que sejam reabilitados 14 reservatórios de água de irrigação existentes, ordenados 38 quilómetros de vias de acesso às parcelas agrícolas e às obras em autobloqueios e realizados trabalhos de correção torrencial e de conservação de solos.
Lusa





