Cabo Verde com apoio português no campo militar

Na pessoa do seu primeiro-ministro, Luís Montenegro, Portugal prometeu apoiar Cabo Verde em questões multilaterais, bem como no relacionamento com a União Europeia (UE) ou a NATO. Uma garantia que foi dada a margem do encontro com o seu homólogo cabo-verdiano, Ulisses Correia, na cidade da Praia, em Cabo Verde. Além do apoio militar, o…
ebenhack/AP
Além do apoio militar, há garantia de continuidade de investimento na Escola Portuguesa, abertura para conversão de dívida em investimento climático e cimeira bilateral para este ano.
Cooperação

Na pessoa do seu primeiro-ministro, Luís Montenegro, Portugal prometeu apoiar Cabo Verde em questões multilaterais, bem como no relacionamento com a União Europeia (UE) ou a NATO. Uma garantia que foi dada a margem do encontro com o seu homólogo cabo-verdiano, Ulisses Correia, na cidade da Praia, em Cabo Verde.

Além do apoio militar, o primeiro-ministro português prometeu continuar a investir na Escola Portuguesa de Cabo Verde (EPCV) e apostar na língua portuguesa como factor de “competitividade económica, como chegou a noticiar a Lusa.

Durante o encontro entre os dois líderes, ficou também o desejo da parte de Portugal de avançar em 2025, no programa de troca de dívida cabo-verdiana por investimento climático, que os dois países têm apresentado como exemplo para o mundo.

Importa referir que a primeira fase de 12 milhões de euros, cerca de 12,7 milhões de dólares, está a ser implementada e vai ser avaliada.

Para Luís Montenegro, trata-se de um instrumento apresentado como vantajoso para os dois lados, “já que Cabo Verde abate a dívida e as empresas portuguesas ganham uma via de internacionalização na área das energias renováveis, em que têm conhecimento”, referiu o primeiro-ministro português, Luís Montenegro.

Cimeira bilateral acontece este ano

A cimeira bilateral entre Portugal e Cabo Verde, acontece ainda este ano, no mês de Novembro, em Portugal, como anunciaram os primeiros-ministros dos dois países na cidade da Praia, durante a visita de Montenegro à aquele país africano.

A margem da cimeira, “haverá um encontro bilateral entre empresários e agentes económicos dos dois países”, disse o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, citado pela Lusa.

Da parte do primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correis e Silva, a confirmação do interesse das partes e a existência de vontade para fazer mais.

“Há espaço, desejo e condições de reforçarmos a parceria economia, empresarial”, disse Ulisses Correia e Silva, que acrescentou que o Governo cabo-verdiano vê e aprova os bons resultados das empresas portuguesas no seu país.

Mais Artigos