O Governo de Cabo Verde e o da República Popular da China procederam à assinatura de dois instrumentos no âmbito da cooperação bilateral, em continuidade do quadro de cooperação económica e técnica existente entre os dois países.
O acordo foi rubricado pelo Embaixador Carlos Semedo em representação do Governo de Cabo Verde e o seu Embaixador da China em Cabo Verde Zhang Yang.
Na sequência do Acordo de Cooperação Económica e Técnica assinado a 22 de Janeiro de 2025, segundo uma publicação no Website do Governo de Cabo Verde, no valor de dois milhões de euros (cerca de 2,9 milhões de contos), será assinado um novo Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento, no montante de nove milhões de euros (na ordem de 1,3 milhões de contos), o qual constitui um reforço da doação concedida pela China no quadro da cooperação económica e técnica entre os dois países.
De acordo o documento, foram igualmente assinado um Acordo por Troca de Notas, através do qual o Governo da República Popular da China concede a sua anuência para a realização do Projecto de Reabilitação de Três Escolas Secundárias em Cabo Verde (Escola Secundária de Salineiro, Escola Secundária Olegário Tavares e Complexo Educativo Eduardo Gomes Miranda), no valor de 72,5 euros ( cerca de 8 mil contos), programa que será financiado a partir dos montantes afectos à cooperação económica e técnica entre os dois países.
“Estes instrumentos refletem o compromisso contínuo das duas partes em aprofundar a cooperação bilateral, com especial enfoque em áreas prioritárias para o desenvolvimento nacional, nomeadamente a educação e o fortalecimento das infraestruturas públicas”, refere o Governo.
O Governo de Cabo Verde reafirma, assim, a importância estratégica da parceria com a República Popular da China, baseada nos princípios do respeito mútuo, benefício recíproco e apoio ao desenvolvimento sustentável.





