Cabo Verde é o único país africano que marca presença com stand na Web Summit 2023, que arrancou nesta Segunda-feira, em Lisboa, e decorre até ao próximo dia 16, com uma delegação de mais de 50 pessoas, incluindo 10 start-ups de base tecnológica, chefiada pelo secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes.
A Health 360 (Santiago), Hidro Energy (São Vicente), The Best of CV (Santiago), Ocean Vision (São Vicente), LESS (São Vicente), Nha Kretxeu (Santiago), NosERP (Santiago), YA (Santiago), OutSorcing (Santiago) e Come In CV (São Vicente), são as dez start-ups cabo-verdianas seleccionadas para participar na maior feira de tecnologia do mundo.
Segundo avança o jornal Expresso da Ilha, outras dez start-ups da diáspora cabo-verdiana também vão estar nesta feira a exporem de forma gratuita.
As três últimas edições [2019, 2020 e 2022] beneficiaram mais de três dezenas de inovadores que integraram a delegação cabo-verdiana que, à semelhança da presente edição, na sua última contou também com cerca de 50 pessoas.
Esta é a quarta vez que Cabo Verde tem um stand a representar o país na Web Summit, um evento tecnológico que nasceu em 2010, na Irlanda, e passou a realizar-se na zona do Parque das Nações, em Lisboa, em 2016, e deve manter-se na capital portuguesa até 2028.
A Web Summit 2023, com o tema “Inteligência Artifical-IA”, considerada uma das maiores feiras de inovação, tecnologia e empreendedorismo, espera a presença de 2 600 start-ups e cerca de 70 mil participantes.