Cabo Verde: Ilha Brava terá central de dessalinização de 3 milhões de euros

Três milhões de euros é o montante que vai ser investido na construção de uma central de dessalinização, na ilha Brava, em Cabo Verde, que funcionará 100% com energia solar. O montante faz parte do Programa Indicativo de Cooperação (PIC 2021-2025), no eixo “Desenvolvimento-Clima-Energia”, entre Cabo Verde e Luxemburgo, orçado em 12 milhões de euros.…
ebenhack/AP
Iniciativa, que beneficia a ilha cabo-verdiana, faz parte do Programa de Apoio ao Sector da Água e Saneamento da cooperação luxemburguesa, orçado em cerca de 12 milhões de dólares.
Economia

Três milhões de euros é o montante que vai ser investido na construção de uma central de dessalinização, na ilha Brava, em Cabo Verde, que funcionará 100% com energia solar.

O montante faz parte do Programa Indicativo de Cooperação (PIC 2021-2025), no eixo “Desenvolvimento-Clima-Energia”, entre Cabo Verde e Luxemburgo, orçado em 12 milhões de euros.

O programa foi apresentado, na cidade da Praia, durante a primeira reunião do Comité de Pilotagem de lançamento do Programa de Apoio ao Sector da Água e Saneamento da cooperação luxemburguesa.

“Este sector, no qual cooperamos continuamente há mais tempo, é para nós prioritário, justamente por considerarmos que o acesso à água e ao saneamento são um direito humano e um elemento essencial para erradicar a pobreza”, disse o encarregado de negócios da embaixada do Grão-Ducado do Luxemburgo em Cabo Verde, Thomas Barbencey.

Por sua vez, ministro da Agricultura e Ambiente cabo-verdiano, Gilberto Silva, afirmou que, além da densificação da rede de água, o projecto vai contribuir para a meta traçada pelo Governo de disponibilizar 90 litros de água por pessoa por dia, bem como para a redução das assimetrias que existem entre as zonas urbanas e as ilhas do arquipélago.

“Podemos instalar equipamentos, construir infra-estruturas, mas é fundamental colocar o foco na eficiência, reduzindo as perdas”, referiu.

Mais Artigos