Cabo Verde inaugura oficialmente parque tecnológico na próxima semana

O Governo de Cabo Verde colocou a Economia Digital como uma das suas grandes prioridades e, neste sentido, deu início, em Julho de 2027, na zona de Achada Grande Frente, nas imediações do Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na capital Praia, a construção da primeira fase do Parque Tecnológico do país, que entrou em funcionamento em…
ebenhack/AP
Depois da sua abertura, em Novembro de 2023, na próxima Segunda-feira, 05 de Maio, ocorrerá a inauguração formal do Campus da Praia e na Terça-feira, 06, será a vez do polo de Mindelo, na ilha de São Vicente.
Economia

O Governo de Cabo Verde colocou a Economia Digital como uma das suas grandes prioridades e, neste sentido, deu início, em Julho de 2027, na zona de Achada Grande Frente, nas imediações do Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na capital Praia, a construção da primeira fase do Parque Tecnológico do país, que entrou em funcionamento em Novembro de 2023.

O projecto contou com um financiamento de 32 milhões de dólares do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), complementado com uma contrapartida nacional de cerca de 5 milhões de dólares.

Em julho de 2023, o BAD aprovou um financiamento adicional de 15,8 milhões de dólares para a segunda fase do projecto, voltada à resiliência climática e ao fortalecimento do ecossistema empresarial. Ao todo, o investimento na construção e apetrechamento da infra-estrutura totalizou 56,5 milhões de dólares.

Com as obras concluídas, o Governo afirma que estão reunidas todas as condições para a inauguração formal do TechParkCV — nome pelo qual o Parque Tecnológico de Cabo Verde também é conhecido — que será feita em dois momentos distintos: o primeiro acontece na próxima Segunda-feira, 05, com a inauguração oficial do Campus da capital do país, Praia, sendo que o segundo está reservado para o dia seguinte, Terça-feira, 06, em que será inaugurado o polo do Parque Trecnológico de Cabo Verde em Mindelo, na ilha de São Vicente.

A cerimónia deverá reunir cerca de 1.300 participantes de 37 países, dos quais 1.000 são esperados na Praia e 300 em Mindelo.

Entre as presenças confirmadas destacam-se Akinwumi A. Adesina, presidente do BAD; Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde; Olavo Correia, vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças e Desenvolvimento Empresarial; Pedro Lopes, secretário de Estado da Economia Digital; e Carlos Monteiro, presidente do conselho de administração do TechParkCV. Também estarão presentes os co-fundadores da plataforma latino-americana Inventivos –  que se dedica à formação, conexão e investimento em empreendedores –, Monique Evelle e Lucas Santana.

O TechParkCV  afigura-se como um projecto estratégico que surge para impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico na região da África Ocidental e do Atlântico Médio.

Embora a inauguração oficial ocorra agora, o parque já se encontra em funcionamento desde 2023, acolhendo até ao momento 23 empresas, nacionais e internacionais, de diversos sectores, com realce para tecnológicas, que operam nas áreas das TIC, energias renováveis, economia digital e serviços partilhados. O ecossistema já criado tem vindo a atrair start-ups, centros de investigação e parceiros estratégicos, confirmando o potencial deste investimento.

Mais de 300 empresas se inscreveram para participar do evento inaugural, incluindo mais de 100 internacionais, entre as quais se destacam gigantes como Intel, Microsoft e a iniciativa pan-africana Smart Africa. As empresas actualmente instaladas no Parque, embora não envolvidas na cerimónia oficial, participarão activamente do evento.

O plano de negócios do TechParkCV prevê a instalação de 30 empresas até 2030, com a criação de até mil empregos diretos e dois mil indiretos.

Desenhado como um centro de excelência para a transformação digital, o TechParkCV pretende posicionar Cabo Verde como um hub internacional de inovação tecnológica e serviços digitais, conectando África, Europa e Américas.

Com infraestruturas modernas, o Parque visa fomentar o empreendedorismo, atrair investimentos, promover a capacitação profissional, fortalecer parcerias com instituições académicas, atrair investimentos estratégicos internacionais, consolidar Cabo Verde como uma referência tecnológica em África, capacitar profissionais e empreendedores, oferecer programas de formação, workshops e mentorias especializadas, assim como promover eventos de inovação e tecnologia, conectando startu-ps, investidores e empresas para fomentar networking e novas oportunidades de negócio.

Além disso, o TechParkCV busca fortalecer a capacitação profissional por meio de programas de formação especializados e garantir a qualificação de talentos para atender às demandas do mercado tecnológico global. A realização de eventos estratégicos e conferências também será um pilar essencial para impulsionar o ecossistema de inovação, promover networking, parcerias e visibilidade global para start-ups, empresas e investidores.

Durante o evento de inauguração, será realizada uma mesa-redonda sob o tema “Do Arquipélago à Âncora: O Papel de Cabo Verde no Futuro Digital de África”, com a participação de personalidades como Elisabeth Moreno, ex-ministra francesa da Igualdade de Género; Bienvenu Soglo, director de Assuntos Governamentais da Intel África; Alexandre Pinho, director de Serviços da Microsoft Portugal; Lacina Koné, CEO da Smart Africa; e Abdel Câmara, mentor de negócios.

A programação inclui ainda painéis temáticos com especialistas do sector, masterclasses, uma feira de start-ups com cerca de 20 expositores e momentos culturais, destacando a identidade cabo-verdiana deste projeto de ambição global.

Mais Artigos