Ao longo do evento, que começou ontem e vai até ao dia 4 de fevereiro, a delegação cabo-verdiana terá uma agenda de alto nível, centrada na promoção da estratégia nacional para a economia digital, na atração de investimento tecnológico e na valorização do talento nacional. No plano institucional, Pedro Lopes, Secretário de Estado da Economia Digital participa no Prime Minister’s Dinner, um encontro restrito que reúne líderes governamentais e decisores internacionais, organizado pelo primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros do Qatar, sheik Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al Thani.
No programa oficial do Web Summit Qatar, o governante cabo-verdiano também será orador num painel de alto nível dedicado ao tema “Democracy under pressure”, onde irá partilhar o debate com o ministro da Informação do Líbano, Paul Morcos. A sessão, moderada por Rishi Iyengar, da Foreign Policy Magazine, aborda os desafios atuais das democracias num contexto marcado pela transformação digital, pela desinformação e pelo impacto das novas tecnologias nos sistemas políticos.
A participação cabo-verdiana inclui ainda a presença de parceiros do ecossistema tecnológico, nomeadamente a SONA, empresa internacional de inteligência artificial que pretende estabelecer-se em Cabo Verde com vista à operação em mercados globais, e a AfricanDev, startup cabo-verdiana dedicada ao recrutamento e colocação de talento africano em empresas do mercado brasileiro, com forte enfoque nas áreas da tecnologia e inovação.
Paralelamente ao Web Summit, Pedro Lopes será também orador no AfriConnect Doha, um evento dedicado à ligação entre africanos e a diáspora africana no domínio da tecnologia, inovação e empreendedorismo, reforçando o papel de Cabo Verde como ponte estratégica entre África, Europa e Américas.
Segundo nota do Governo, esta participação insere-se numa estratégia mais ampla de “promoção da economia digital, captação de investimento estrangeiro e afirmação do país como um ator relevante nos debates globais sobre tecnologia, governação e desenvolvimento sustentável”.





