Cabo Verde realizará, entre 12 e 14 de Setembro, em Tarrafal, no município de Santiago, um festival pela paz que vai assinalar o centenário de Amílcar Cabral, anunciou o porta-voz do evento, Madair Freire.
“Vendo o que está a acontecer no mundo, o festival tem como objectivo incutir na sociedade a educação pela e para a paz”, afirmou Madair Freire, citado pela Lusa.
O porta-voz do festival, que acontece no local onde funcionou um campo de concentração no período da ditadura colonial portuguesa, defendeu que Amílcar Cabral foi um líder em prol da paz, que acreditava que a liberdade tinha de ser conquistada para que houvesse paz. “Então nada melhor do que juntar o útil ao agradável e tão merecida homenagem”, sublinhou.
No evento participarão artistas internacionais e cabo-verdianos, instituições, empresas, profissionais e voluntários. Estão programadas actividades como música, teatro, dança, conferências, bem como encontros de pacificação. O município do Tarrafal receberá a bandeira da paz e acolherá o lançamento de programas para melhores incentivos pela paz, exposições e demais actividades com enfoque no social.
O projecto é da iniciativa do músico, escritor e ex-ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio Sousa, em parceria com a Câmara Municipal do Tarrafal.
*Napiri Lufánia